Prefeito João Cleber destaca avanços na saúde de Santa Helena e esclarece debate sobre medicamentos de alto custo; veja o vídeo

O prefeito de Santa Helena, João Cleber, utilizou as redes sociais para prestar esclarecimentos sobre o debate envolvendo o fornecimento de medicamentos de alto custo e para destacar os investimentos realizados pela gestão na área da saúde.

De acordo com o gestor, o município tem seguido todos os trâmites legais para garantir que a população seja atendida de forma correta e transparente. Ele explicou que a aquisição de medicamentos de alto custo é regulamentada por lei, com responsabilidades divididas entre os governos municipal, estadual e federal.

“Existem casos em que as pessoas perguntam por que a prefeitura não atende uma medicação específica, que custa em média quatro a cinco mil reais por mês. Fazendo a conta, em um ano são cerca de 50 mil reais e, em quatro anos, 200 mil. Se não estiver regulamentado, como é que você presta conta aos órgãos de controle? A prefeitura não pode simplesmente chegar em qualquer farmácia e sair pegando medicação. É por isso que as nossas contas são aprovadas por unanimidade no Tribunal de Contas do Estado”, esclareceu João Cleber.

O prefeito reforçou, no entanto, que mesmo diante de situações que não são de responsabilidade direta do município, tem buscado acompanhar de perto as famílias que necessitam desse tipo de tratamento. “O município nunca se isentou dessa responsabilidade. Ao contrário, acolho com muito carinho essas crianças e escuto todas as mães. Mesmo não sendo competência da gestão, tenho abraçado essas situações e entregado resultados de corpo, alma e respeito”, afirmou.

Além do debate sobre medicamentos, o gestor destacou os avanços conquistados em Santa Helena na oferta de serviços especializados de saúde. Um dos exemplos citados foi a implantação do centro de especialidades voltado para pacientes com autismo, microcefalia e outras condições, que antes precisavam se deslocar até João Pessoa ou Campina Grande para receber atendimento.

“Esse centro foi implantado na nossa gestão para acolher mães e pacientes, e hoje somos referência na Paraíba. Temos fonoaudiólogo, fisioterapeutas, educador físico, psiquiatra, neurologista, assistente social, entre outros profissionais, que trabalham juntos para oferecer um serviço de qualidade”, destacou o prefeito.

Segundo João Cleber, os investimentos permitiram que os pacientes de Santa Helena não precisem mais buscar serviços em outras cidades, fortalecendo a rede local de saúde. “Essa é a prioridade da nossa gestão: cuidar de gente, com responsabilidade e respeito”, concluiu.

Veja o vídeo:

Redação D1

Gostou Compartilhe..