A cidade de Poço José de Moura, no Sertão paraibano, se prepara para viver dias de celebração em alusão aos seus 31 anos de emancipação política. A programação, que acontecerá entre os dias 3 e 16 de outubro, foi anunciada pela prefeita Laís Raquel (PSB) em entrevista ao programa Boca Quente, segunda edição, da Difusora Rádio Cajazeiras, nesta sexta-feira (19).
Com o título de “Terra da Cultura”, o município terá uma agenda diversificada, unindo fé, cultura, lazer e inauguração de importantes obras. Segundo a prefeita, a proposta é dar sentido ao apelido carinhoso da cidade.
— Poço de Moura recebe o nome da Terra da Cultura. Então, eu tenho a responsabilidade de realmente levar esse nome da forma correta. Não é só ter o nome, é dar funcionalidade a ele, afirmou.
A programação começa em 3 de outubro, com um culto de ação de graças e café da manhã no ginásio local, seguido à noite por um show gospel com Leandro Borges, na Praça do Juarezão.
No dia 9 de outubro, haverá uma sessão solene da Câmara de Vereadores, com entrega de títulos de cidadania e homenagens a famílias possumourenses.
Já em 10 de outubro, a cidade ganhará o novo Matadouro Público, reformado e ampliado, além da Praça Ivonete Fernandes Anacleto e da Academia de Saúde Cândida Fernandes de Freitas, ambas inauguradas no sítio Pau d’Arco. O evento contará ainda com feiras de empreendedores, apresentações culturais e show do artista local Viver Gonzaga.
— Esse matadouro estava inativado há muito tempo, e os nossos comerciantes e agropecuaristas tinham essa deficiência. Agora, além da reforma e dos equipamentos, teremos funcionários capacitados para o serviço, explicou a gestora.
No dia 11 de outubro, será inaugurada a Passagem Molhada de Zebraga, obra esperada há anos pela população e que beneficiará diversas comunidades, como Carretão, Cambito e Corrais Velho. Na mesma data, haverá também a inauguração da Praça Zé Fulô, no sítio Carretão, com apresentações culturais e show de Iago Cantor.
O 12 de outubro será dedicado às crianças, com a programação Infância Presente, oferecendo brinquedos gratuitos, distribuição de guloseimas e presentes. No mesmo dia, acontece a final do Campeonato Municipal, considerado o de maior premiação da história da cidade. À noite, a Praça da Matriz receberá um animado pagode na praça.
O ponto alto será em 13 de outubro, data oficial da emancipação. O dia começa com alvorada festiva, café da manhã coletivo e a entrega da Guarda Municipal, junto com quatro veículos adquiridos em parcerias com deputados estaduais. À noite, haverá missa em ação de graças na Igreja São Geraldo Magela, seguida de grande show com Célia Mello, Raí Saia Rodada e Aldair Playboy.
— Cada detalhe foi pensado para contemplar nossa população. É uma comemoração que une fé, cultura, lazer e entregas de obras que mudam a vida da nossa gente, ressaltou a prefeita.
As festividades se estendem até o dia 16 de outubro, reforçando a tradição cultural e religiosa de Poço José de Moura e celebrando os avanços conquistados em três décadas de história como município independente.
Ouça:
Redação D1


