O coordenador de Transporte da Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras, Walison Alves, detalhou como funciona o serviço de transporte em saúde oferecido à população do município. As informações foram repassadas durante entrevista ao programa Boca Quente – segunda edição, da Difusora Rádio Cajazeiras, nesta terça-feira (27), com o objetivo de esclarecer dúvidas e orientar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com Walison, o serviço atende principalmente pacientes que precisam se deslocar para realizar procedimentos fora do domicílio, como consultas especializadas, exames e outros atendimentos de saúde. “Em Cajazeiras, o transporte da Secretaria Municipal de Saúde atende principalmente pacientes que precisam realizar procedimentos fora do domicílio”, explicou.
Para ter acesso ao transporte, o paciente deve comparecer à Secretaria Municipal de Saúde munido de documentos pessoais e do comprovante de agendamento do atendimento. Segundo o coordenador, todas as orientações necessárias são repassadas pela equipe no momento do cadastro. “Lá nas orientações vai ter horário de saída do carro e também reforçamos que os veículos passam por manutenções regulares e os motoristas são capacitados, com o objetivo de oferecer segurança e pontualidade aos usuários”, destacou.
Atualmente, o município conta com dois tipos de transporte para atender às diferentes necessidades dos pacientes. “A gente conta com dois tipos de transporte para poder fazer a locomoção dos pacientes até as suas consultas. A gente tem van e também carro pequeno, de menor porte”, afirmou Walison. As vans realizam viagens de domingo a quinta-feira para João Pessoa, passando por Patos e Campina Grande, com retorno de segunda a sexta-feira.
Já os veículos de menor porte são destinados a pacientes que apresentam comorbidades ou que não têm condições de viajar de van. “Esses carros pequenos são para pacientes que têm comorbidade, que não conseguem viajar de van. Para conseguir viajar nesses carros, tem que vir até a Secretaria de Saúde e trazer uma declaração médica explicando a condição do paciente”, esclareceu.
Sobre os destinos, Walison explicou que, em João Pessoa, os pacientes são deixados na casa de apoio do município. “Indo para João Pessoa, o motorista deixa você na casa de apoio e da casa de apoio já tem transporte levando você até o hospital”, disse. Em Campina Grande, os pacientes são deixados diretamente nos hospitais e, em casos específicos de clínicas particulares, o desembarque ocorre na rodoviária para facilitar o deslocamento.
Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, a população pode entrar em contato diretamente com o setor de transporte da Secretaria de Saúde. “O contato do setor de transporte é o 9107-7336, que funciona das 7h às 13h. Fora desse horário, você pode entrar em contato pelo número 9417-1313, que fala diretamente comigo”, informou.
Ao final da entrevista, o coordenador reforçou o compromisso da equipe com um atendimento de qualidade. “Me coloco à disposição, junto com toda a equipe, para esclarecer dúvidas e contribuir com um serviço cada vez mais humano e eficiente”, concluiu Alisson Alves.
Veja o vídeo:
Redação D1