O Ministério da Saúde da Argentina colocou em quarentena, nesta terça-feira (20), um navio que partiu do porto de Santos, em São Paulo, após tripulantes apresentarem sintomas de mpox. O navio de grãos tem bandeira da Libéria e a tripulação é indiana.
Segundo a pasta, o agente marítimo informou que um tripulante apresentou lesões cutâneas de aspecto vesicular predominantemente no tronco e rosto e que foi isolado do resto dos trabalhadores.
O ministério informou que acionou o protocolo de emergência de saúde pública de interesse internacional e que serão colhidas amostras dos ferimentos para testes. A Argentina não registrou nenhum caso da doença este ano.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou a mpox como uma emergência em saúde pública de importância internacional. Uma nova variante, mais contagiosa, está provocando um surto da doença em países da África.
No Brasil, o Ministério da Saúde instalou um Centro de Operações de Emergência em Saúde para monitorar os casos. Este ano, foram registrados 791 casos da doença no país e nenhuma morte.
Os sintomas de mpox incluem febre e erupções cutâneas ou lesões de pele. Erupções na pele geralmente começam em um a três dias após o início da febre, mas às vezes, podem aparecer antes da febre.
R7