Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) que estavam sendo utilizadas em treinamento de cadetes colidiram nesta sexta-feira (1º) durante um voo de instrução em Pirassununga, no interior de São Paulo. Os dois aviões eram modelo T-27 Tucano.
Segundo a FAB, um dos aviões pousou em segurança e o outro foi direcionado para uma região desabitada. O piloto realizou os procedimentos de ejeção com sucesso, tendo sido resgatado por equipes de salvamento da FAB.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram muita fumaça na região e um avião em chamas caído em uma área rural. Há vídeos também que apresentam o piloto de uma das aeronaves utilizando um paraquedas, momentos depois dele ter se ejetado do avião.
O acidente será investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Aeronave é utilizada em treinamento
O T-27 Tucano é uma aeronave turbohélice que se tornou o treinador oficial da Academia da Força Aérea (AFA) nas últimas quatro décadas, substituindo o Cessna T-37. A instrução dos cadetes passou a ser feita no T-27 em dia 1º de julho de 1984.
Na Força Aérea Brasileira o Tucano foi usado em missão de instrução aérea, demonstração aérea e ataque, além de cumprir voos administrativos, de manutenção operacional e formação de controlador de defesa aérea.
Atualmente, o T-27 Tucano, é um avião de treinamento avançado, utilizado na instrução dos Cadetes Aviadores no último ano de formação. Devido sua cabine ser similar à de um avião de caça, isso ajuda a familiarizar os Cadetes a esse tipo de aeronave. Além do Brasil, diversos outros países também utilizam o T-27 como aeronave de instrução devido a sua excepcional manobrabilidade.
Agência Brasil