Em um pronunciamento na Assembleia Legislativa da Paraíba, o deputado estadual Chió ( REDE), fez duras críticas à retomada do serviço de carros-pipa no sertão paraibano e a falta de uma solução definitiva para o abastecimento de água nas regiões mais afetadas pela seca. Para o parlamentar, em pleno século 21, as comunidades da região deveriam ter acesso à água encanada e potável, em vez de depender de medidas temporárias e ineficazes, como a distribuição de água por carros-pipa.
A crise hídrica no sertão da Paraíba persiste, apesar da implementação da transposição do Rio São Francisco. No entanto, segundo o deputado, as soluções adotadas até agora não atendem às necessidades da população. Em um trecho de seu discurso, ele sugeriu que uma alternativa para resolver o problema seria a perfuração de poços artesianos, mas cometeu um erro grave ao afirmar que essa água seria adequada para consumo humano, mesmo quando se trata de poços que, muitas vezes, fornecem água salgada ou imprópria para o consumo.
“É um absurdo que, em pleno século 21, se defenda a ideia de que a água extraída de poços artesianos, muitas vezes salobra e imprópria para o consumo humano, seja uma solução viável para o povo do sertão. Isso não é uma solução, é um desrespeito aos direitos básicos da população”,
água potável deve ser uma prioridade para as comunidades afetadas pela seca e um projeto para transposição para atender essas famílias no momento é uma das prioridades.
Por Welderi Rodrigues