Na manhã de segunda-feira, o Flamengo comunicou a demissão do treinador Tite. Por meio de um comunicado, o clube anunciou que Filipe Luís, atualmente no sub-20, assumirá interinamente o comando da equipe.
O Clube de Regatas do Flamengo informa que o técnico Tite e sua comissão técnica não comandam mais o elenco rubro-negro. A direção agradece aos profissionais e deseja sorte na continuidade de suas carreiras. Filipe Luís assume a equipe interinamente – diz o comunicado do Flamengo.
Tite deixa o clube dois dias antes da primeira partida da semifinal da Copa do Brasil, que será contra o Corinthians, no Maracanã, na quarta-feira.
Na sua última atuação como técnico do rubro-negro, na vitória por 1 a 0 sobre o Athletico-PR no domingo, o treinador foi bastante insultado pelos torcedores antes, durante e após a partida. As escolhas do técnico foram especialmente contestadas na queda para o Peñarol na Libertadores.
Tite chegou ao Flamengo em outubro do ano passado, iniciando sua primeira experiência profissional após deixar a Seleção Brasileira no final de 2022. Naquele momento, o técnico afirmou que não iria assumir uma equipe brasileira em 2023, porém aceitou o desafio de dirigir o time rubro-negro, que já estava fora das competições. Com Tite no comando, a equipe terminou o Brasileirão na quarta posição.
Em 2024, a temporada iniciou-se com otimismo, com a conquista do título carioca sem sofrer gol (em um jogo no qual o time jogou com os reservas). No entanto, a situação se transformou a partir do meio do ano. Com ausências devido a convocações e lesões, Tite não conseguiu estabelecer uma sequência produtiva.
O Flamengo, que foi desclassificado da Libertadores por um Peñarol com um orçamento consideravelmente menor, está na quarta posição no Brasileirão (nove pontos atrás do líder Botafogo, com um jogo a menos) e aposta suas esperanças de conquista no torneio nacional.
Durante a gestão de Tite, o Flamengo realizou 70 partidas, obtendo 42 vitórias, 12 empates e 16 derrotas, obtendo um rendimento de 65,7% dos pontos.
Filipe Luís, de 39 anos, que assume interinamente o Flamengo, atuou como lateral-esquerdo do clube do meio de 2019 até o final de 2023, quando se aposentou. Ele se tornou treinador do sub-17 do clube no começo deste ano e, em junho, assumiu o sub-20.