Na manhã desta sexta-feira (20), a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) realizou, na ECIT Erenice Cavalcante Fidelis, localizada em Bayeux, a cerimônia de pré-embarque dos 90 estudantes da rede estadual que participarão do programa Conexão Mundo – edição Espanha. Os alunos, selecionados de 46 cidades da Paraíba, embarcarão para um intercâmbio de três meses na Universidade de Salamanca, realizando um curso de idiomas. O evento contou com a presença de autoridades e familiares, além de apresentações culturais.
O programa Conexão Mundo é uma iniciativa que busca promover a internacionalização da educação pública estadual por meio de intercâmbios e formações em línguas estrangeiras. Lançado em 2021, o projeto visa o desenvolvimento de competências colaborativas e a ampliação do repertório cultural dos estudantes, fortalecendo a formação profissional e a construção de redes de boas práticas educacionais. A Universidade de Salamanca, uma das mais prestigiadas instituições de ensino da Espanha, receberá os alunos para cursos de níveis A2 a B1, de acordo com o resultado de testes de nivelamento realizados na chegada.
Durante a cerimônia, o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, destacou a importância do intercâmbio para a formação dos estudantes. “Estamos realizando este evento que representa não apenas viagens e oportunidades, mas sonhos, sonhos de vários estudantes que nunca imaginavam fazer um intercâmbio estudantil. O aprendizado da língua, a experiência de morar fora do país, a convivência com outra cultura e população transformam o estudante. As famílias ficam muito felizes ao verem seus filhos terem essa oportunidade. Hoje temos representantes de 46 cidades, de todas as regiões do estado, extremamente felizes em ver suas escolas participando. É um evento alegre, pois é a realização de um sonho”.
Os estudantes irão embarcar neste sábado (21) para a Espanha, com retorno previsto para dezembro. Lá eles terão uma programação diversificada durante o intercâmbio, incluindo aulas de idiomas no turno da manhã e atividades culturais no contraturno, como aulas de dança e culinária, além de visitas a pontos turísticos e históricos. Uma das coordenadoras do programa, Edith Larissa, ressaltou que a experiência será enriquecedora para todos. “Estamos aqui para passar algumas orientações e fornecer um momento de diálogo. A expectativa é que eles aproveitem bastante essa experiência. Eles terão a oportunidade de se aprofundar na língua e na cultura espanhola, além de desenvolver habilidades que serão valiosas para toda a vida”, ressaltou.
Fernanda Vitória, aluna da Escola Cidadã Integral Técnica Márcia Guedes, em Belém, expressou sua empolgação com a oportunidade. A estudante conta que ontem, dia 19, foi seu aniversário de 17 anos e está encarando a viagem como um grande presente. “Estou muito feliz, muito animada, porque é uma experiência única que vai agregar muito na minha vida pessoal e acadêmica. Vou aproveitar ao máximo para aprender, conhecer novas pessoas e culturas, e trazer de volta todo o aprendizado para minha comunidade”, disse a estudante.
Ao final da cerimônia, os alunos se reuniram para receber as orientações finais dos coordenadores do Conexão Mundo. O programa, considerado uma das principais ações da Secretaria de Estado da Educação para promover a qualificação dos alunos e fortalecer a rede estadual de ensino, está inserido nas políticas públicas educacionais da Paraíba, em conformidade com as Leis nº 10.613/2015 e 11.655/2020, e busca a promoção da cooperação internacional e o desenvolvimento científico e tecnológico no estado. A edição da Espanha é apenas uma das etapas do programa, que já enviou estudantes para países como Escócia, Inglaterra, País de Gales e Chile. Ano que vem, de forma inédita, o programa ainda enviará estudantes para a China.
A cerimônia de pré-embarque dos estudantes contou com a presença de diversas autoridades. Além de Wilson Filho, estiveram presentes os deputados estaduais Felipe Leitão e João Gonçalves, o secretário Executivo de Gestão Pedagógica da SEE-PB, Edilson Amorim, a gerente da 1ª Gerência Regional de Educação, Wleica Quirino, além de pais, professores, gestores e os 90 estudantes que viajarão para a Espanha, representando diferentes cidades paraibanas.
SECOM/PB