A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (10/12), a Operação Conexão Paraíba, com o objetivo de desarticular um núcleo de uma organização criminosa transnacional especializada em tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. O operação é um desdobramento das investigações iniciadas em 2019 e envolve cooperação internacional entre Brasil e Itália.
A investigação começou após a prisão de dois integrantes da máfia italiana em João Pessoa, que evidenciaram a importância estratégica da Paraíba no transporte de drogas para a Europa. Durante as apurações, foi descoberto o envolvimento de indivíduos e organizações locais com a estrutura internacional do crime organizado.
Na ação de hoje, a PF cumpre:
- 16 mandados de busca e apreensão nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, São Paulo e Paraná;
- 8 mandados de prisão preventiva;
- Determinações para bloqueio de valores bancários e sequestro de bens móveis e imóveis.
Os investigados são suspeitos de enviar grandes carregamentos de cocaína para a Europa utilizando o método “RIP ON – RIP OFF”, em que drogas eram escondidas em contêineres com cargas legais, com destino a portos europeus. Além disso, a organização utilizava aeronaves privadas para o transporte aéreo de entorpecentes a aeroportos europeus.
Estimativas indicam que o grupo movimentou cerca de R$ 7 bilhões em transações financeiras ilegais entre 2018 e março de 2024, com esses recursos sendo lavados por meio de empresas e contas bancárias utilizadas para dissimular sua origem ilícita.
A operação conta com o apoio de diversas forças policiais no Brasil e no exterior, além de órgãos internacionais como Eurojust, Interpol e o Ministério Público Federal.
A Operação Conexão Paraíba é parte de uma estratégia coordenada pela Polícia Federal para combater o tráfico internacional de drogas, identificando redes locais e internacionais responsáveis pelo envio de entorpecentes para a Europa.
Da Redação