Pagamentos do Auxílio Gás de dezembro começam a ser feitos pelo Governo Federal

O pagamento do Auxílio Gás referente a dezembro teve início nesta quinta-feira (12) pelo governo federal. Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), cerca de 5,49 milhões de famílias estão recebendo o valor de R$ 104, por meio do programa, com pagamento em lotes.

Calendário de Pagamentos
Na primeira etapa, as famílias com Número de Inscrição Social (NIS) que terminam em 1, 2 e 3 receberam o benefício. O pagamento para os demais dígitos finais seguirá o calendário original do Bolsa Família, com liberação gradual até o dia 23 de dezembro, quando o benefício será liberado às famílias com NIS terminando em zero.

O Auxílio Gás é um benefício bimestral, instituído pela Lei nº 14.237 em 2021, com o objetivo de auxiliar no custo do botijão de gás. Este mês, cerca de 16,9 milhões de pessoas devem ser beneficiadas com um custo total estimado em R$ 570,6 milhões.

Distribuição Regional
O programa deve atender, neste mês, a cerca de 2,55 milhões de famílias na Região Nordeste. Em seguida, estão previstos os atendimentos para 1,8 milhão de famílias no Sudeste; 526,2 mil no Norte; 382,5 mil no Sul e 210,78 mil no Centro-Oeste.

Retirada dos Pagamentos
As famílias com NIS de final 1, 2 e 3 receberão a parcela por meio da plataforma social do Auxílio Gás, independentemente de normalmente receberem os valores em conta bancária. Caso não realizem o saque até o dia 26 de dezembro, os valores serão depositados em contas bancárias com acesso pelo aplicativo Caixa Tem e pelo cartão de débito do Bolsa Família.

O Auxílio Gás é destinado às famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que têm renda mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo, incluindo aquelas que já participam de programas de transferência de renda de qualquer esfera governamental.

Com esse pagamento, o governo federal busca aliviar o peso do custo do botijão de gás, especialmente para famílias em situação de vulnerabilidade social no período de fim de ano.

Da redação

Gostou Compartilhe..