A cidade de Cajazeiras foi a primeira a receber, nesta quarta-feira (2), a equipe da Gerência de Qualidade de Vida (Gevid) do Tribunal de Justiça da Paraíba dentro do ‘Projeto Qualidade de Vida’. A iniciativa tem como objetivo acompanhar a saúde física e mental de magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário estadual. Após Cajazeiras, o projeto segue para Sousa, na quinta-feira (3), e Patos, na sexta-feira (4).
O Projeto Qualidade de Vida é realizado mensalmente e oferece serviços como aferição de pressão arterial, monitoramento de batimentos cardíacos, teste de glicemia, orientações de saúde e suporte administrativo para afastamentos por tratamento médico. Além disso, os profissionais da Gevid orientam e encaminham os usuários para atendimentos na área social. “O foco é gerar qualidade de vida no ambiente de trabalho, evitando adoecimento. Nossa equipe itinerante é formada por assistente social, psicóloga, enfermeira, fisioterapeuta, médica e educador físico”, destacou a gerente da Gevid/TJPB, Valéria Beltrão.
Na Região Metropolitana de João Pessoa, o projeto atende profissionais do Fórum Cível, Fórum Criminal, Fórum da Infância e Juventude, Anexo Administrativo do TJPB (João XXIII), Fórum Regional de Mangabeira, além dos fóruns de Cabedelo, Bayeux e Santa Rita. No interior, os atendimentos acontecem nas sedes de circunscrição em Cajazeiras, Sousa, Patos, Guarabira e Campina Grande.
Os profissionais da Gevid-TJPB também oferecem acolhimento e escuta psicológica individualizada, aromoterapia, musicoterapia, acupuntura (sistêmica, auriculoterapia e aplicação de ventosas), orientações ergonômicas e liberações miofaciais, entre outras ações de saúde. “Mensalmente, atendemos cerca de 600 pessoas dentro do projeto, além dos serviços fixos que são disponibilizados nos expedientes da manhã e tarde, no Fórum Criminal de João Pessoa”, informou Valéria Beltrão.
Redação D1