Governo libera água de Engenheiro Avidos e alerta ribeirinhos sobre aumento do volume no Rio Piranhas

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional autorizou a liberação de 29 milhões de metros cúbicos de água da Transposição do Rio São Francisco para o Açude Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas), em Cajazeiras, na Paraíba. A medida faz parte da segunda etapa do programa Caminho das Águas e visa garantir o abastecimento hídrico da região, que teve sua barragem revitalizada e ampliada para 294 milhões de m³ de capacidade.

Na quinta-feira (26/6), o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Piancó-Piranhas-Açu informou, por meio de seu presidente Ricardo Ramalho Lins, a abertura das novas comportas do açude. A vazão média é de 2.500 litros por segundo, com previsão de operação até meados de agosto.

Um alerta foi emitido para ribeirinhos que vivem às margens do Rio Piranhas, entre o Açude Engenheiro Avidos e o Açude São Gonçalo, devido ao aumento do volume de água no leito.

Após esta fase, a partir de agosto, as águas da Transposição serão direcionadas para o Rio Grande do Norte. O governo potiguar solicitou ao governo federal a liberação de 75 milhões de m³ para a Barragem de Oiticica, que tem capacidade para 742 milhões de m³ e beneficiará 22 municípios e cerca de 294 mil pessoas.

O Governo Federal também está ampliando a capacidade de bombeamento do Eixo Norte da Transposição, aumentando a vazão de 24,75 m³/s para 49 m³/s na estação de Salgueiro (PE). A medida visa reforçar o abastecimento no Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

A iniciativa busca garantir água para consumo humano e irrigação, especialmente após o período de estiagem. As águas liberadas no Açude Engenheiro Avidos seguirão para o Açude São Gonçalo (Sousa-PB) e, posteriormente, pelo Rio Piranhas, até a Barragem de Oiticica (RN).

D1 com Coisas de Cajazeiras

Gostou Compartilhe..