A Michelin, gigante francesa na produção de pneus, anunciou que vai fechar sua fábrica em Guarulhos (SP), na Grande São Paulo, até o fim deste ano.
De acordo com o comunicado divulgado pela companhia, a decisão foi motivada pelo entendimento de que a operação se tornou economicamente inviável por causa da “supercapacidade produtiva” causada pela entrada cada vez maior de produtos importados com preços menores que o custo nacional.
Por meio de nota, a Michelin informou que cerca de 350 funcionários serão atingidos com o encerramento das atividades na fábrica de Guarulhos.
A multinacional francesa disse ainda que vem negociando com o sindicato da categoria um pacote de desligamento que deve incluir apoio financeiro e orientação profissional aos trabalhadores.
A Michelin no Brasil
A unidade da Michelin em Guarulhos é especializada na produção de câmaras de ar para motos e bicicletas, pneus industriais e itens utilizados em outras fábricas da empresa.
Atualmente, a companhia conta com oito fábricas no Brasil, com mais de 8 mil funcionários.
“Nós também garantimos o cumprimento de nossos compromissos com todos os nossos clientes neste momento de transição,” afirmou o CEO da Michelin na América do Sul, Hervé Le Gavrian, em nota.
Em 2024, a venda de pneus no país recuou 2,7%, com 50,6 milhões de unidades comercializadas. Trata-se do menor volume de vendas em mais de uma década, desde 2013.
Apesar de fechar a fábrica em Guarulhos, a Michelin informou que manterá as demais operações no Brasil.
D1 com Metrôpoles