HUJB apresenta nova gestão administrativa com foco em integração, governança e fortalecimento da relação com a UFCG

O Hospital Universitário Júlio Bandeira, da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou na última terça-feira (1º de julho) uma reunião de apresentação da sua nova gestão administrativa. Foi um momento de integração do colegiado executivo com a equipe gestora do hospital, bem como uma oportunidade para alinhamento estratégico, fortalecimento da comunicação institucional e continuidade das ações de governança. 

O evento também marcou a realização do treinamento sobre o Painel de Processos, ferramenta essencial para acompanhamento das iniciativas estratégicas e melhoria da gestão por resultados. Além disso, foi feita a entrega do diploma de honra ao mérito em reconhecimento aos serviços prestados no âmbito do Programa de Formação em Saúde Brasil-Angola. A condecoração foi dada pelo Governo do Brasil, por meio dos ministérios das Relações Exteriores, da Saúde e da Educação, e pelo Governo de Angola, via Ministério da Saúde.

A nova gestão administrativa é composta pelo superintendente Luiz Jardelino de Lacerda Neto; gerente de Atenção à Saúde, Maria Mônica Paulino do Nascimento; gerente de Ensino e Pesquisa, José Ferreira Lima Júnior; e gerente Administrativo Substituto, Reno Alexandre de Sousa Lisboa.

“Estamos aqui para somar, na perspectiva de que todos nós tenhamos um objetivo único, que é qualificar o hospital, para que ele cresça, tanto do ponto de vista de sustentabilidade quanto da assistência à saúde, de atenção ao ensino e na pesquisa, na formação, o qual é o objetivo precípuo do hospital”, disse o gerente de Ensino e Pesquisa, José Ferreira.

A gerente de Atenção à Saúde, Mônica Paulino, frisou que o momento foi de muita emoção, já que foram vários anos de muita dedicação ao HUJB vividos por ela. “Quando chegamos aqui, não havia nem muro no hospital. Então, vê-lo como está hoje é motivo de muita alegria e emoção para mim. Sou aquela pessoa com quem vocês podem contar. Estamos aqui para dar continuidade ao que foi feito e que vem funcionando. Mas iremos tentar melhorar o que não está dando certo”, acrescentou a gerente.

O superintendente, Luiz Jardelino, destacou a importância da Ebserh e da UFCG para a operacionalização do hospital. Segundo ele, uma das missões da gestão é expor cada vez a relação HUJB e UFCG, que é intrínseca e indissociável. 

Luiz Jardelino também enfatizou que essa governança é aberta e dialógica, que quer ouvir, construir e tomar decisões baseadas em evidências, conversas, constatações e estudos. “Então, tudo o que estamos discutindo e propondo para o HUJB está sendo analisado com fundamentação. Estamos tendo momentos de escuta com os envolvidos que serão impactados. Dessa forma podemos entender melhor o que realmente precisa ser feito para as mudanças necessárias e assim consigamos alcançar o objetivo do hospital”.

Sobre a Ebserh

O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

D1 com Ascom/HUJB

Gostou Compartilhe..