Polícia Civil desarticula esquema de tráfico em condomínios de João Pessoa onde moradores eram expulsos e imóveis “alugados” por criminosos

Na manhã desta sexta-feira (25), a Polícia Civil da Paraíba deflagrou uma operação no Bairro das Indústrias, em João Pessoa, com o objetivo de combater a atuação de traficantes em dois condomínios residenciais da região. A ação, coordenada pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), cumpriu 10 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça, no contexto de uma investigação que apura a tomada de imóveis por criminosos vinculados ao tráfico de drogas.

Segundo o delegado Alan Murilo Terruel, que está à frente das investigações, os criminosos estariam expulsando moradores de seus apartamentos mediante agressões físicas e ameaças, para em seguida “alugar” os imóveis a terceiros, numa estratégia para gerar lucro ilícito e financiar atividades criminosas.

“Esses grupos se valem da intimidação e da violência para tomar os apartamentos à força. Depois disso, alugam os imóveis e utilizam o dinheiro para comprar drogas, armas e manter o funcionamento de uma verdadeira indústria do crime dentro desses conjuntos habitacionais”, explicou o delegado.

Durante a operação, os policiais apreenderam telefones celulares, balanças de precisão, cadernos de anotações, documentos de moradores e outros materiais que serão analisados para traçar o funcionamento do esquema e identificar os envolvidos. O material apreendido deve ajudar a Polícia a compreender a rede de conexões dos criminosos e como se dá a movimentação financeira e logística da organização dentro dos condomínios.

Ainda conforme o delegado Terruel, essa prática de invasão e “aluguel” ilegal de imóveis por traficantes não é isolada e já há indícios de que outros condomínios da capital paraibana também estejam sendo alvos dessa nova estratégia do tráfico. A DRE dará continuidade às investigações e novas operações poderão ser deflagradas em breve.

A Polícia Civil destacou que ações como essa são fundamentais para restabelecer a ordem e garantir o direito à moradia e à segurança dos moradores que vêm sendo vítimas desse tipo de prática criminosa. A população pode contribuir com as investigações através de denúncias anônimas pelo Disque 197.

Redação D1

Gostou Compartilhe..