Paraíba realiza Dia D da Campanha Nacional de Coleta de DNA de familiares de desaparecidos

Nesta quarta-feira (13), às 9h, o Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC), em João Pessoa, sediará o Dia D da Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas.

A iniciativa tem como objetivo ampliar o banco de perfis genéticos e agilizar o cruzamento de dados para apoiar a localização de pessoas desaparecidas.

Durante a ação, será feita a coleta do material genético de familiares, que será cadastrado no banco nacional. O sistema realiza comparações com perfis de pessoas vivas e de pessoas falecidas não identificadas, possibilitando a elucidação de casos e o reencontro de famílias.

A iniciativa foi lançada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) no dia 05 de agosto e busca fortalecer a identificação de desaparecidos a partir da análise de material genético fornecido por parentes próximos.

A 3ª edição da campanha segue até 15 de agosto e conta com 334 postos de coleta distribuídos por todo o Brasil. As amostras, de saliva ou de sangue, serão inseridas nos bancos estaduais e nacional de perfis genéticos para cruzamento com dados de pessoas desaparecidas. Na edição anterior, em 2024, foram coletadas 1.645 amostras e identificadas 35 pessoas.

D1 com Portal T5

Gostou Compartilhe..