O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado das Mulheres e da Diversidade Humana, realiza nesta sexta-feira (29) e sábado (30), em João Pessoa, a 4ª Conferência Estadual LGBTQIAPNb+, que tem como tema “Política pública é cidadania: por uma Paraíba que avança na garantia dos direitos da população LGBTQIAPNb+”. O evento acontece na Academia de Ensino da Polícia Civil da Paraíba (Acadepol-PB) e marca um novo ciclo de participação social após uma década sem convocação de etapas nacionais pelo Governo Federal.
A conferência estadual reunirá cerca de 140 participantes, vindos de 21 conferências municipais e regionais realizadas em 37 cidades paraibanas, envolvendo movimentos sociais, gestores públicos e representantes da sociedade civil. O objetivo é consolidar propostas e prioridades para a construção do Plano Estadual LGBTQIAPNb+ e eleger 33 delegados e delegadas que representarão a Paraíba na Conferência Nacional, em Brasília, no mês de outubro.
De acordo com a secretária de Estado das Mulheres e da Diversidade Humana, Lídia Moura, a escolha da Acadepol como sede do encontro é simbólica, pois abre espaço para discutir inclusão e diversidade dentro de uma instituição estratégica para a garantia de direitos. “É um momento histórico, em que reafirmamos o compromisso do governo estadual de dialogar com a sociedade civil e diferentes áreas do governo, como saúde, segurança pública e orçamento democrático, para avançar na construção de políticas que atendam as expectativas da população LGBTQIAPNb+”, destacou.
O presidente do Movimento do Espírito Lilás (MEL) e do Conselho Estadual LGBTQIAPNb+, Cleber Ferreira, ressaltou que a conferência acontece em um contexto de retomada da participação social e da reconstrução de direitos: “A mobilização foi histórica, com etapas municipais em dezenas de cidades, algumas pela primeira vez, como Sousa, Sapé e Princesa Isabel. Agora, nosso desafio é garantir que o Plano Estadual seja aprovado e implementado, como prometido pelo governador, representando um avanço fundamental para travestis, pessoas trans e toda a comunidade LGBTQIAPNb+”, afirmou.
A conferência terá como palestrante magna a secretária nacional LGBTQIA+, Symmy Larrat, que irá dialogar sobre os quatro eixos centrais do encontro: combate à violência; geração de renda e empregabilidade; interseccionalidade; e institucionalização da política LGBTQIAPNb+. A programação completa da conferência está disponível no Instagram da Secretaria: @semdhgovpb
D1 com SECOM/PB