Cajazeiras realiza Dia D de vacinação antirrábica neste sábado; veterinárias destacam cuidados para tutores, ouça

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Núcleo de Zoonoses, realiza neste sábado, 27 de setembro, o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica 2025. A mobilização contará com diversos pontos estratégicos distribuídos pela zona urbana da cidade para garantir a imunização de cães e gatos contra a raiva, doença grave, fatal e transmissível aos seres humanos.

A campanha teve início na última segunda-feira (22), contemplando comunidades da zona rural com equipes itinerantes que percorreram povoados e sítios da região. Com o Dia D, a vacinação se intensifica no município, ampliando a cobertura vacinal e reforçando a importância da prevenção.

Em entrevista ao programa Sempre Alerta, da Rádio Patamuté, nesta sexta-feira (26), as médicas veterinárias do Núcleo de Zoonoses de Cajazeiras, Micaela e Isabeli, destacaram os principais cuidados que os tutores devem ter no momento da imunização dos pets.

Segundo a veterinária Micaela, cães e gatos já podem ser vacinados a partir dos três meses de idade, desde que estejam saudáveis.

“A partir de três meses de idade, tanto gatos quanto cachorros já podem ser vacinados. No caso das fêmeas, é importante que elas não estejam gestantes. Além disso, os animais devem estar se alimentando normalmente e sem apresentar sinais de doença”, explicou.

Já a veterinária Isabeli reforçou que os tutores devem ter atenção especial com os animais prenhes, não pela vacina em si, mas pelo ambiente.

“Os animais gestantes não devem ser vacinados, não porque a vacina cause aborto, mas pelo estresse que o ambiente pode gerar. Nos postos há muitos cães e gatos juntos, o que pode levar ao estresse e, consequentemente, a riscos para a gestação”, esclareceu.

Isabeli também lembrou que a vacinação seguirá disponível após o Dia D:

“O sábado é o pontapé inicial da vacinação urbana, mas o Núcleo de Zoonoses continua vacinando diariamente na sede, manhã e tarde, até o fim do estoque. É importante lembrar que essa vacina previne exclusivamente a raiva, uma das principais zoonoses que afeta nossos pets.”

A Secretaria de Saúde reforça a convocação para que os tutores levem seus animais aos pontos de vacinação e colaborem com a proteção da saúde pública. Vacinar cães e gatos é a principal forma de impedir a circulação do vírus da raiva e preservar a vida de animais e seres humanos.

Ouça:

Redação D1

Gostou Compartilhe..