Uma sessão que parecia tranquila acabou ganhando destaque nesta quinta-feira (9) na Assembleia Legislativa da Paraíba. O motivo foi o pedido do Governo do Estado para remanejar R$ 900 milhões do orçamento, em caráter de urgência e sem passar pela Comissão de Orçamento.
A proposta provocou debate entre os deputados e terminou com um episódio raro: o deputado Hervázio Bezerra (PSB), um dos parlamentares mais fiéis ao governo, optou pela abstenção.
“Não vai ser hoje que eu vou votar contra o governo”
Durante a discussão, Hervázio explicou o motivo de sua decisão e fez questão de destacar sua lealdade ao governador João Azevêdo, mas também sua preocupação com a falta de informações sobre o destino dos recursos.
“Eu jamais votei contra qualquer matéria do Governo, qualquer matéria. Mas eu prezo pelo bom debate, pela prudência. […] O valor é muito alto, nós precisamos saber de onde sai e para onde vai. Eu não quero votar contra o governo, mas também não posso votar sem clareza. Prefiro ficar em paz com a minha consciência”, disse o deputado.
Hervázio ainda fez um apelo para que a matéria fosse retirada de pauta e votada na próxima terça-feira, após análise mais detalhada.
“Não vai ser hoje, presidente, que eu vou votar contra o governo. Repito. Mas eu fico triste de ter que me abster”, completou.
O líder do governo na Casa, deputado Chico Mendes, tentou acalmar os ânimos e defendeu a legalidade e a necessidade do remanejamento. Ele lembrou que o Estado executa um programa de mais de R$ 12 bilhões em investimentos e que ajustes orçamentários são comuns na gestão pública.
“Quando se fala em um remanejamento de 900 milhões, não dá para achar que seja algo absurdo. É uma questão contábil, para ajustar saldos e garantir o bom andamento das obras e serviços. O governador vai baixar um decreto detalhando para onde vai cada centavo e eu mesmo vou publicar no meu Instagram para que todos vejam”, garantiu o parlamentar.
A abstenção de Hervázio Bezerra, ainda que isolada, chamou atenção no plenário e nos bastidores da Assembleia.
D1 com Polêmica Paraíba


