O governador João Azevêdo assinou, nesta sexta-feira (31), na Granja Santana, em João Pessoa, um memorando de entendimento com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), visando fortalecer políticas públicas voltadas à promoção dos direitos de crianças e adolescentes em áreas como saúde, educação, proteção social, saneamento, resiliência climática e equidade racial e de gênero. O evento também celebrou os 75 anos de atuação do Unicef no Brasil, que firmou seu primeiro acordo de cooperação com a Paraíba em 1950.
A Paraíba alcançou adesão recorde de 222 municípios ao Selo Unicef, integrando uma rede nacional com mais de 2 mil cidades comprometidas com o desenvolvimento infantil. A nova edição destaca o foco na qualidade e equidade, priorizando crianças e adolescentes negros, indígenas e quilombolas. O novo memorando amplia as ações já em curso no estado, reforçando o diálogo com secretarias estaduais e municipais e consolidando resultados concretos para a infância e adolescência paraibanas.
Durante a cerimônia, João Azevêdo destacou iniciativas como a construção de 213 creches pelo programa Paraíba Primeira Infância, o Alfabetiza Mais Paraíba, políticas de vacinação e programas de segurança alimentar e proteção aos órfãos da pandemia. A representante adjunta do Unicef no Brasil, Layla Saad, ressaltou a importância da parceria e o compromisso conjunto com a participação juvenil, enquanto o presidente do TCE-PB, Fábio Nogueira, elogiou o acordo, enfatizando o papel do Tribunal na defesa da primeira infância e na cooperação entre instituições em prol do desenvolvimento humano.
D1 com informações do Resenha Politika