Proibição de celulares nas escolas melhora desempenho e comportamento dos alunos, aponta pesquisa

A proibição do uso de celulares por alunos durante o período escolar, em vigor desde janeiro de 2025 por lei federal, trouxe resultados positivos no desempenho acadêmico e no comportamento estudantil. Segundo pesquisa realizada pelo Grupo Rabbit em outubro, pelo menos 70% das escolas perceberam melhora nos processos de aprendizagem e nas habilidades cognitivas após a implementação da medida.

O levantamento consultou líderes de instituições privadas e regulares — incluindo docentes, diretores, coordenadores e supervisores — da Educação Infantil ao Ensino Médio. Mais de 60% dos professores relataram aumento da atenção dos alunos durante as aulas, enquanto mais de 80% das escolas observaram maior socialização, com interações presenciais mais frequentes entre os estudantes. Como reflexo, houve queda de aproximadamente 30% nos casos de bullying.

A medida também conta com ampla aprovação dos educadores: 82% dos professores afirmaram concordar com a proibição do uso de celulares durante o período escolar, reforçando a percepção de benefícios tanto no aprendizado quanto no convívio social dentro das escolas.

D1 com informações do Política e ETC

Gostou Compartilhe..