Cidades do Sertão da Paraíba registram temperaturas próximas de 40°C, aponta Aesa

Cidades do Sertão da Paraíba registram temperaturas próximas de 40°C, aponta Aesa

O mês de novembro começou com forte onda de calor na Paraíba, com registros que chegaram a 40°C em cidades do Sertão, segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). Entre as localidades que mais sentiram o calor estão Itaporanga, com 40°C; Patos, 39,9°C; São Mamede, 39,7°C; Santana dos Garrotes, 39,5°C; e Sousa, 39,2°C. O meteorologista da Aesa, Heitor Alves, explicou que “nesse começo de mês de novembro há a presença de uma massa de ar seco atuando sobre essa parte central do Nordeste Brasileiro”, o que tem intensificado as altas temperaturas típicas da primavera.

Ainda conforme o meteorologista, “há previsão da persistência desse sistema atuando até esse fim de semana. Quanto às temperaturas são esperadas sim, temperaturas elevadas, com a temperatura máxima podendo chegar próxima dos 40,0°C no Sertão Paraibano”. Heitor Alves acrescentou que a tendência é de uma diminuição gradual do calor nos próximos dias, já que “essa massa de ar seco tende a perder ‘força’ ao passar dos dias, daí volta a normalidade, que para o sertão já é quente para essa época do ano”.

Moradores de várias cidades sertanejas relataram sensação de calor intenso, com aplicativos de celular chegando a registrar até 43°C em Uiraúna e termômetros de rua em Patos marcando 46°C. Sobre essas medições, Heitor Alves destacou que “o valor registrado ali pode não representar bem, na maioria das vezes o equipamento superestima/subestima os valores”. Ele também explicou que não é possível medir precisamente a sensação térmica em todas as cidades devido ao microclima local, observando que “locais asfaltados podem causar essa sensação de estar mais quente”.

Difusora1 com informações do ClickPB

Gostou Compartilhe..