As louceiras de Cajazeiras voltaram a representar a Paraíba no cenário nacional com a entrega da peça de cerâmica bordada “Ex-voto” ao Ministério da Cultura, em Brasília. O grupo foi recebido nesta sexta-feira (7) pelo secretário-geral do MinC, Márcio Tavares, acompanhado da primeira-dama do Estado e presidente de honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins. A ação marca o retorno das artesãs às feiras e eventos nacionais após dez anos, com apoio do governo estadual e da Prefeitura de Cajazeiras.
Ana Maria Lins destacou que a entrega simboliza o resultado do trabalho de capacitação do PAP. “O Governo do Estado vem se empenhando nas qualificações dos nossos artesãos através de oficinas e hoje comemoramos um dia muito importante, com a doação da peça das louceiras de Cajazeiras, batizada de ‘Ex-voto’, que carrega um tema profundamente enraizado na fé e na cultura sertaneja”, afirmou. Márcio Tavares elogiou o talento das artesãs e ressaltou que a peça “representa a gratidão e a esperança do povo nordestino”.
A retomada das atividades das louceiras contou com consultoria do designer paraibano Christus Nóbrega, professor da UnB, e possibilitou a participação do grupo no Salão do Artesanato de João Pessoa em janeiro. Emocionada, a artesã Carla Heloísa afirmou: “O nosso sentimento é de que estamos no lugar, sendo vistas pelo governo que abre espaços para todos porque nunca imaginamos chegar até aqui”. Reconhecida como Patrimônio Imaterial e Cultural da Paraíba, a cerâmica bordada de Cajazeiras terá espaço de destaque no Salão do Artesanato de 2026, com o lançamento de novas peças.
Difusora1 com informações da SECOM-CZ