Em entrevista ao Programa Boca Quente Parte Dois, na tarde desta segunda-feira (10), o deputado federal Cabo Gilberto abordou temas como a defesa do voto popular, críticas à atuação do Supremo Tribunal Federal, anistia, segurança pública na Paraíba, emendas parlamentares em Cajazeiras e região, além de sua relação com lideranças políticas nacionais. Entre os principais pontos, o parlamentar defendeu a aprovação de prerrogativas para parlamentares, acusou o STF de perseguição política, criticou a segurança estadual e reafirmou apoio a Bolsonaro e ao governador Tarcísio.
PEC da Blindagem
Cabo Gilberto destacou que o artigo 102 da Constituição deixa claro que o Congresso e o STF devem ser guardiões da Carta Magna. Segundo ele, é necessário aprovar mecanismos que garantam aos parlamentares prerrogativas para defender o voto popular sem sofrer represálias. “Precisamos de prerrogativas aprovadas para que deputados e senadores possam defender o voto popular, sem sofrer represálias, que eles estão sofrendo nos últimos anos”, afirmou. Ele reforçou que sua defesa é ética e busca assegurar que a vontade da população seja respeitada.

Intimações e processos
O deputado criticou duramente o ministro Alexandre de Moraes, acusando-o de perseguição política. “Qual parlamentar da esquerda nos últimos cinco anos teve a Polícia Federal na sua casa? Zero. Porque é uma clara perseguição ao espectro político que defende uma parte da sociedade”, disse. Cabo Gilberto explicou que responde a diversos inquéritos por declarações sobre líderes políticos e afirmou que alguns processos deveriam tramitar em tribunais regionais, não no TSE. Ele ainda citou o artigo 73 da Constituição para justificar sua liberdade de expressão como parlamentar.
Anistia
Sobre a anistia, Cabo Gilberto afirmou que a população apoia medidas que corrijam injustiças. “O povo brasileiro não gosta de injustiça. Há famílias prejudicadas como nunca na história”, declarou. Ele criticou a atuação do STF, acusando a corte de tomar partido político em decisões eleitorais. O deputado defendeu que as prerrogativas parlamentares garantem a defesa do voto popular, independentemente da orientação política do parlamentar.
Anti-facção e segurança pública
Cabo Gilberto comentou sobre o avanço do Comando Vermelho na Paraíba e a atuação do governo estadual na segurança pública. Segundo ele, o efetivo policial está abaixo do necessário e as ações do governo não têm sido suficientes para combater o crime organizado. “O Comando Vermelho está avançando como nunca aqui no estado da Paraíba”, afirmou.
Ele também criticou interferências judiciais que, segundo ele, impedem a polícia de atuar adequadamente.
Emendas para Cajazeiras e região
O deputado destacou investimentos feitos em cidades do Alto Sertão, incluindo Cajazeiras, Sousa e São João do Rio do Peixe. “Já colocamos um montante de quase dois milhões de reais na cidade de Cajazeiras, e este ano vamos enviar mais recursos para saúde pública e educação, independente de apoio político”, afirmou. Ele ressaltou a transparência do seu mandato, com todas as emendas registradas no site de Transparência.
Relação com Bolsonaro e apoio a Tarcísio
Cabo Gilberto negou rumores de desentendimento com o ex-presidente Jair Bolsonaro, classificando-os como fake news. “A nossa lealdade continua a mesma. Vamos continuar defendendo o presidente”, disse.
Ele também comentou sobre o governador Tarcísio, afirmando que é um nome competitivo e preparado para eleições futuras.
Projeto de isenção de impostos
O deputado disse que apoia medidas que beneficiem a população, como a isenção de imposto de renda para valores de até cinco mil reais. Por outro lado, criticou a reforma tributária do governo Lula, afirmando que aumentará a carga tributária do país. “Tudo que for bom para o povo brasileiro, eu voto favorável, independentemente de quem seja”, afirmou.
Redação do Difusora1



