Vendas de motos devem superar carros no Brasil pela primeira vez em 2025

Em 2025, pela primeira vez na história recente, as motos devem superar os carros de passeio nas vendas de veículos zero-quilômetro no Brasil. De janeiro a outubro, a diferença entre as duas categorias já ultrapassava 200 mil unidades. Ao mesmo tempo, o mercado de carros usados também cresce, com mais de 13 milhões de transferências previstas para o ano, sendo 11 milhões já contabilizadas entre automóveis e utilitários leves. O fenômeno reflete a dificuldade de muitos brasileiros em adquirir carros novos, que se tornaram menos acessíveis com a saída de modelos populares como Gol e Uno.

Segundo levantamento da consultoria K.Lume, hoje são necessários 52 salários mínimos para comprar o carro zero-quilômetro mais barato, o Renault Kwid 1.0 Zen, avaliado em R$ 78.690, enquanto há dez anos o Chery QQ podia ser adquirido com 30 salários mínimos. A valorização dos carros novos se deve à adoção de novas tecnologias, normas de emissões e segurança, aumento dos custos de produção e foco das montadoras em SUVs, mais confortáveis e rentáveis. Milad Kalume Neto, da K.Lume, comenta que “mudanças de motores para diminuição das emissões, mudanças no comportamento dos usuários, que querem, entre outras coisas, mais conectividade no automóvel, e itens de segurança oneraram os valores dos veículos nos últimos anos”.

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A previsão da indústria indica vendas de cerca de 2,1 milhões de motos em 2025, uma marca inédita em 23 anos. O crescimento do mercado de duas rodas é atribuído à expansão dos serviços de delivery e à busca por veículos mais econômicos na manutenção e no consumo de combustível. Há treze anos, os carros de passeio eram vendidos em dobro em relação às motos, mesmo com preços mais altos, mas a atual conjuntura mostra uma mudança clara no perfil do consumidor brasileiro.

Difusora1 com informações do Estadão

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