O presidente do Rotary Club de Cajazeiras, Moreira Lustosa, participou nesta sexta-feira (21) do Programa Boca Quente Parte Dois, onde detalhou as ações mais recentes da instituição, a campanha de que ocorre neste sábado (22), além de esclarecer como funciona o processo para se tornar membro do Rotary. Outras lideranças rotárias — entre elas José Rivanaldo e Irlânio Cavalcante — também contribuíram com informações e convites ao público.
Pleito do Rotary em favor do HUJB
Ao ser questionado sobre o envio de um ofício solicitando recursos a parlamentares, Moreira Lustosa explicou que a ação surgiu após a visita do diretor-superintendente do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB).

Segundo ele, o gestor expôs “as dificuldades, mas também as postulações e a política de incremento do atendimento lá no hospital” e destacou a urgência de ampliar vagas de residência médica.
Moreira revelou:
“Ele, com muita propriedade e muita preocupação, revelou uma coisa que eu desconhecia. (…) É necessário ampliar as vagas do curso da residência médica e pediu o apoio do Rotary Clube Cajazeiras.”
Diante disso, o Rotary enviou um ofício a todos os parlamentares federais da Paraíba.
“O Rotary Clube enviou para toda a bancada federal (…) solicitando recursos federais das emendas individuais para a compra de equipamentos e para melhorar as instalações do Hospital Universitário de Cajazeiras.”
Moreira reforçou que o pleito é regional:
“Esse pleito do Rotary Clube de Cajazeiras não é do Rotary, é de toda a região.”
Quando perguntado sobre alguma sinalização positiva de parlamentares, o presidente explicou:
“Não, apenas no dia da minha posse estava presente o deputado federal Luiz Porto, e eu disse que ele receberia uma postulação nesse sentido. (…) Ele já destinou e o hospital já recebeu, parece que um milhão de reais.”
Apoio à Campanha dos Ribeirinhos no Engenheiro Avidos
Moreira informou que o Rotary foi provocado a participar da mobilização em apoio aos ribeirinhos afetados no Engenheiro Avidos.
“Nós já sofremos uma provocação na rádio Patamuté, do companheiro Amaury Furtado. (…) Eu já pedi que ele pedisse à pessoa que está coordenando esse movimento que comparecesse à reunião do Rotary da próxima quarta-feira.”
O presidente destacou que o grupo ainda não havia ingressado oficialmente no movimento por conta de outras demandas urgentes, como os problemas nos acessos de Cajazeiras:
“Os quatro acessos são riscos permanentes. Eu vi um acidente lá semana passada e já acidentei uma pessoa lá.”
O Rotary, segundo ele, continuará contribuindo também nesse pleito, enviado inclusive a parlamentares:
“Essa luta é de toda a sociedade em Cajazeiras.”
Distribuição de mudas de árvores – campanha ambiental deste sábado (22)
Um dos anúncios mais aguardados foi a campanha ambiental que acontece neste sábado. Moreira Lustosa informou que o Rotary distribuirá mais de 200 mudas de tamarindo e espécies da Caatinga em frente à Prefeitura Municipal de Cajazeiras.
“Amanhã nós estaremos na Câmara Municipal, na Prefeitura Municipal de Cajazeiras, distribuindo árvores, 200 árvores ou mais. (…) Os efeitos climáticos são urgentes, e nós estamos preocupados com isso.”
Ele alertou para a crise hídrica vivida pela região:
“Ficamos seis anos de seca. O lençol freático baixou. (…) Esses resíduos vão ser fertilizantes naturais.”
O presidente reforçou o compromisso ambiental:
“O Rotary vai continuar trabalhando para que tenhamos uma sociedade mais saudável.”
Convite reforçado por José Rivanaldo
O rotariano José Rivanaldo endossou o chamado à população:
“Todos estão convidados para amanhã, de frente à Prefeitura, a partir das oito da manhã, distribuindo mudas de tamarindo. É uma planta que produz sombra e um fruto delicioso. Tenho certeza absoluta que será mais um sucesso.”
Ações em andamento e prestação de contas — fala de Irlânio Cavalcante
O também rotariano Irlânio Cavalcante destacou a gestão de Moreira Lustosa e detalhou o conjunto de ações recentes:
“Tivemos um vasto ciclo de palestras com autoridades voltadas às questões urgentes da cidade. (…) Temos gestões junto aos parlamentares para melhorar a qualificação do atendimento no HUJB.”
Ele complementou:
“Tem-se demandas no meio ambiente, no plano cultural, tem-se o cuidado com os clubes de base — Interact e Rotaract. Metas cumpridas e muitas outras em adiantamento.”
Irlânio concluiu com o lema rotário:
“Muito trabalho, muitas ideias, atendendo o nosso lema, que é dar de si antes de pensar em si.“
Como se tornar membro do Rotary
Moreira Lustosa explicou criteriosamente como funciona o ingresso no clube:
“Para ser rotariano, só basta gostar de prestar serviço à comunidade e gostar de viver em sociedade. Porque precisa de um pouco de tolerância.”
Ele destacou que não existe espaço para intransigência:
“Aquela pessoa que chega numa reunião e diz: ‘Essa é a minha posição e acabou’, essa pessoa não tem perfil de rotariano.”
O processo de entrada inclui convite e avaliação:
“Ele é convidado pelo Rotary, depois o Rotary procura o currículo dele. (…) A gente faz a votação.“
Projetos para Jovens: Interact e Rotaract
Durante a entrevista, Moreira Lustosa também destacou a importância das iniciativas voltadas para a juventude, especialmente os clubes Interact e Rotaract, que integram jovens ao movimento rotário e fortalecem a formação cidadã e o espírito de liderança.
Ele explicou que a pandemia impactou diretamente o engajamento desses grupos:
“Quando ocorreu a pandemia, houve um enfraquecimento do movimento rotariano no mundo todo, e Cajazeiras não é exceção. Então, o Rotaract e o Interact ficaram um pouco retraídos.” Porém já têm feito esforços para reativá-los.
Moreira ressaltou que esses grupos são fundamentais para o futuro da instituição:
“É uma força que a gente não pode postergar, ninguém pode desconsiderá-las. (…) Daqui uns dias a gente sai, porque o tempo passa tão rápido, e esses jovens é que têm que assumir mesmo.”
Com isso, o Rotary Club de Cajazeiras reafirma seu compromisso em fortalecer a participação juvenil, garantindo continuidade ao trabalho voluntário e às ações comunitárias.
Escola de Sanfona — novo projeto cultural
O Rotary de Cajazeiras acaba de lançar a “Escolinha do Pequeno Sanfoneiro”, com aula inaugural realizada na última sexta-feira.
Moreira explicou:
“O Rotary agora tem uma escolinha para a criança que deseja tocar sanfona. Nós recebemos a doação de seis sanfonas.”
Ele listou todos os doadores, entre pessoas físicas e empresas, somando oito sanfonas ao todo.
A entrevista revelou um Rotary Club de Cajazeiras ativo, mobilizado e inserido nas demandas sociais, ambientais, culturais e estruturais da região. Entre o apoio ao HUJB, a campanha dos ribeirinhos, a distribuição de mudas e o incentivo à cultura com a Escola de Sanfona, a instituição reafirma sua atuação contínua e seu lema humanitário.
A comunidade está convidada a participar da ação ambiental deste sábado (22), a partir das 8h, em frente à Prefeitura.
Assista a entrevista, a partir de 2:24:40
Redação do Difusora1



