Banco Central amplia rastreio e devolução de golpes no PIX

Entraram em vigor neste domingo (23) novas regras do Banco Central que reforçam a segurança do PIX e ampliam a devolução de valores a vítimas de fraudes. O BC afirma que a medida facilita identificar contas usadas em crimes e impede que elas sejam reutilizadas, permitindo recuperar recursos mesmo após saírem da conta do golpista.

Antes, a devolução só era possível a partir da conta usada na fraude, mas os golpistas transferem ou sacam rapidamente o dinheiro. Com as novas regras, obrigatórias para os bancos a partir de 2 de fevereiro, será possível rastrear melhor o caminho do dinheiro e devolver valores em até 11 dias após a contestação.

Publicidade

Desde 1º de outubro, todos os bancos oferecem nos aplicativos do PIX um sistema de autoatendimento para contestar transações sem interação humana. O BC explica que “o autoatendimento do MED [mecanismo de devolução] dará mais agilidade e velocidade ao processo de contestação de transações fraudulentas, o que aumenta a chance de ainda haver recursos na conta do fraudador para viabilizar a devolução para a vítima”.

Difusora1 com informações do G1 PB

Gostou Compartilhe..