O governador João Azevêdo recebeu, nesta segunda-feira (24), no Centro de Convenções de João Pessoa, uma delegação chinesa do MOST, CETC e da Embaixada da China para firmar acordos voltados ao uso do Sistema Beidou em áreas estratégicas, como Segurança Pública, Gestão de Desastres, Agricultura de Precisão e Monitoramento Ambiental. A iniciativa inclui a criação de um laboratório conjunto de inovação do Beidou na Paraíba e um laboratório de radioastronomia em parceria com a UFPB e a UFCG.
Azevêdo destacou que os memorandos representam “aprendizagem, capacitação e geração de emprego e novas oportunidades de futuro”. O vice-governador Lucas Ribeiro ressaltou que a Paraíba avança no mapa da inovação, enquanto representantes chineses — como Pan Xiaodong e o embaixador Zhu QingQiao — celebraram o fortalecimento da cooperação científica. O secretário Cláudio Furtado apresentou projetos em andamento, como o radiotelescópio Bingo e a Cidade da Astronomia.

Para o MCTI, representado por Daniel Almeida Filho, o acordo reforça a importância de investimento contínuo em ciência. Segundo o governo, as parcerias ampliam o potencial tecnológico do estado, criam oportunidades para a juventude e aproximam a Paraíba de centros científicos globais.
Difusora1 com informações do Radar Sertanejo



