O Conselho Nacional de Trânsito aprovou, no dia 1º de dezembro de 2025, uma resolução que altera as regras da CNH, retirando a obrigatoriedade das aulas em autoescolas para a retirada da Carteira Nacional de Habilitação. As provas práticas continuam, permitindo que os candidatos escolham onde aprenderem. Siloca Barrozo, proprietário de autoescola, com 30 anos de experiência, classificou a proposta como “um absurdo”, argumentando que as duas aulas propostas são insuficientes, já que muitos alunos não são aprovados mesmo após 50 aulas. Ele questiona como os candidatos adquirirão as técnicas necessárias para a prova do Detran, que envolve o uso de carros adaptados com adesivos e pontos específicos para manobras como estacionar e baliza, além do freio auxiliar e a assessoria do instrutor.
Ele também critica a medida que permite não perder o processo da CNH em um ano, sugerindo que isso resultará em uma sucessão de retestes que geram lucro para o governo, podendo se estender por muitos anos. Segundo o instrutor, “nada mudou. Um ministro do governo que está querendo implantar essa lei, que é um absurdo. É um absurdo.”
Procurado pela reportagem, Marcos Túlio, chefe do 6º Ciretran, informou em nota que o órgão ainda aguarda a publicação oficial e as orientações do Detran Paraíba sobre as novas regras, para então repassar esclarecimentos completos e alinhados às diretrizes institucionais. O órgão reforçou o compromisso de divulgar apenas informações oficiais e atualizadas, colocando-se à disposição para prestar esclarecimentos assim que houver autorização e dados consolidados.
Veja a matéria foi registrada por Juninho da Mídia e com reportagem de Jocerlano Lúcio para a Difusora:
Difusora1