Doutora Honoris Causa: Luiza Erundina é aclamada em homenagem da UFCG

“Acolho esta linda homenagem com profunda humildade e emoção e dedico este título à memória da Irmã Bernadete Porto, a quem devo minha formação cristã e com quem aprendi seu incondicional amor aos pobres”. Estas foram algumas das palavras de agradecimento da deputada federal Luiza Erundina, após receber o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na manhã desta quarta-feira, dia 3, em cerimônia realizada no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande.

“Os eventuais méritos da minha trajetória de vida não me pertencem individualmente, mas pertencem coletivamente a todas e todos com quem tenho partilhado a caminhada a serviço dos setores populares da sociedade brasileira”, destacou, após fazer um relato detalhado de sua biografia, citando a infância em Uiraúna, no Alto Sertão da Paraíba, passando pelos estudos e início do interesse pelas causas sociais, em Campina Grande, até sua vitoriosa trajetória política em São Paulo.

A cerimônia, que consistiu em uma sessão solene do Colegiado Pleno do Conselho Universitário, teve início com uma apresentação musical do maestro e professor Lemuel Guerra e contou com a participação de grande público, formado por integrantes da comunidade acadêmica e da sociedade em geral, que aclamou a homenageada em várias ocasiões.

Em sua fala, o autor da proposta de concessão do título, o professor Antunes Ferreira, ressaltou que o momento era de celebração à trajetória de luta de duas ilustres filhas do sertão paraibano, “a Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras, que este ano comemora 50 anos de sua fundação, e um exemplo de vida, militância e coragem: a mulher sertaneja e deputada federal Luiza Erundina”, observou.

“Ao atuar em defesa da educação e das universidades, Erundina reafirma um compromisso essencial: o de que a democracia só sobrevive quando há coragem para protegê-la, especialmente nos momentos em que ela é mais ameaçada. Que cada um de nós aprenda com ela a viver com coragem, esperança e dignidade, mesmo quando os ventos sopram contrários”, declarou.

A vice-reitora, professora Fernanda Leal, também ressaltou o destemor da homenageada. “Como a bela flor do mandacaru, Luiza Erundina é a expressão de resistência perene, sem concessão e sem trégua. Uma nordestina que não se curvou e não se curva diante do poder arbitrário, individualista e concentrador. Digna como é, constrói sua vida em comunhão com muitos e muitas”, disse, salientando que “é uma honra para a UFCG conceder este título a Luiza Erundina, que passará a fazer parte da nossa história com essas marcas que só nos dão dignidade, coerência, coragem e clareza sobre que caminhos devemos seguir”.

O reitor Camilo Farias, último a se pronunciar, afirmou que a UFCG não celebrava, naquele momento, apenas uma trajetória de vida. “Celebramos uma ideia de país. Um país possível, justo e solidário”. Dirigindo-se à homenageada, declarou a honra de tê-la como integrante definitiva da UFCG. “A senhora acreditou que política é gesto de cuidado e não instrumento de poder. Enxergou na democracia um caminho, nunca um palco. A sua caminhada ecoa nas salas de aula, nas lutas sociais, nos sonhos dos jovens que acreditam em um país melhor”.

Finalizando, exaltou a perseverança da homenageada na defesa dos mais vulneráveis e no fortalecimento da democracia. “Em tempos difíceis, quando tantos retrocedem ou desanimam, a trajetória de Erundina não apenas resiste: ela se ergue como uma luz inteira, generosa e incontornável, capaz de clarear caminhos mesmo quando o país parece em sombra”, concluiu.

Luiza Erundina de Sousa nasceu em 30 de novembro de 1934 na cidade paraibana de Uiraúna. Formada em Assistência Social, já foi secretária de Educação e Cultura de Campina Grande, prefeita da cidade de São Paulo, vereadora da cidade de São Paulo e deputada estadual. Atualmente, é deputada federal pelo estado de São Paulo, cargo que ocupa há sete mandatos consecutivos. Foi eleita, por 19 anos consecutivos, uma das Cabeças mais influentes do Congresso Nacional, pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, sendo a única mulher premiada em todas as edições do Prêmio Congresso em Foco como Melhor Parlamentar do Congresso.

D1 com Ascom/UFCG

Gostou Compartilhe..