Dia do Teatro Amador celebra história, resistência e identidade cultural em Cajazeiras

Celebrado em 16 de dezembro, o Dia do Teatro Amador reforça a importância dessa expressão artística para a preservação da cultura popular e da identidade brasileira. Em Cajazeiras, a data foi marcada por reflexões de artistas que dedicaram suas vidas ao teatro.

O ator e diretor Francisco Hernandez destacou o papel histórico do teatro amador como base da expressão cultural do país. Segundo ele, diferentemente do teatro profissional, mais ligado ao mercado, o teatro amador mantém viva a linguagem popular e aborda temas essenciais para a formação cultural. Com mais de 40 anos de atuação, Hernandez parabenizou, por meio da Associação Cajazeirense de Teatro (ACAT), todos os artistas que sustentam essa tradição na cidade.

Já o ator José Francelino de Souza, o Francelino, lembrou sua trajetória iniciada em 1982 e ressaltou a longa história do teatro em Cajazeiras, citando nomes importantes como Dona Ica, que dá nome ao principal teatro do município. Ele enfatizou que o teatro amador resgata a memória, os valores e a identidade local, além de projetar a cidade para além do Sertão.

Francelino também destacou a qualidade do teatro cajazeirense, reconhecida por grupos de outras regiões, e o trabalho contínuo dos coletivos locais. Para os artistas, o teatro amador segue sendo símbolo de resistência cultural e merece reconhecimento e apoio contínuos.

Reportagem de Jocerlano Lúcio com registros de Juninho da Mídia.

Gostou Compartilhe..