Na quinta-feira (19), o Athletico derrotou o Racing por 1 a 0 na Ligga Arena, em partida válida pela primeira mão das quartas de final da Copa Sul-Americana. João Cruz fez o gol do Furacão no início do primeiro tempo.
Um gol marcado por Salas foi anulado pelo time argentino antes do intervalo. O Rubro-Negro ainda dispôs de boas oportunidades no segundo tempo, mas não conseguiu ampliar o marcador, mas leva a vantagem para o jogo de volta, na Argentina.
O Racing iniciou sua supremacia na Arena, complicando a vida do Athletico. A equipe argentina marcou forte e ocupou a maior parte do tempo o campo ofensivo. Houve pelo menos duas chances promissoras: a primeira foi defendida por Mycael ao defender um chute de Adrián Martínez, aos 12 minutos. Fernando falhou na saída de bola aos 33 e quase abriu o marcador.
Em uma rara incursão ofensiva, o Athletico demonstrou eficácia: aos 38, João Cruz aproveitou um passe de Canobbio na entrada da área e arriscou um chute potente, sem chances para Arias defender. No final, o Racing conseguiu um empate com Salas, porém o assistente assinalou impedimento.
No segundo tempo, o Racing tentou retomar a liderança, tentou o ataque, mas o Athletico esteve perto de ampliar aos 15 minutos. João Cruz arriscou um escanteio, Arias não conseguiu desviar e Christian desviou de cabeça. Aos 26, João Cruz arriscou um chute, a bola desviou e o goleiro do Racing evitou com a mão. Em seguida, a equipe argentina respondeu com um chute de Roger Martínez que Mycael defendeu.
Pablo teve mais duas oportunidades para o Furacão. Ele bateu no canto, e Arias defendeu. Aos 36, o atacante arriscou um chute cruzado, mas o arqueiro evitou. Por fim, triunfo do Athletico e vantagem estabelecida.