Walber Virgolino, André Coutinho e Ricardo Barbosa se reúnem e alimentam especulações sobre aliança para eleição suplementar em Cabedelo

Uma foto publicada nas redes sociais na tarde desta quarta-feira (24), em plena véspera de Natal, movimentou os bastidores da política de Cabedelo e da Paraíba. O registro reuniu o deputado estadual Walber Virgolino (PL), o ex-prefeito cassado do município André Coutinho (Avante) e o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Ricardo Barbosa (PSB), e rapidamente alimentou especulações sobre articulações visando a eleição suplementar marcada para abril de 2026.

A imagem foi divulgada no Instagram de forma colaborativa pelos três, acompanhada apenas de uma mensagem breve: “Feliz Natal e a certeza de um Ano Novo pleno de realizações para Cabedelo e o nosso querido povo”. Apesar do tom institucional e sem menções explícitas a alianças, o encontro ganhou peso político diante do histórico e das posições ocupadas por cada um dos envolvidos.

Em entrevista ao programa Liga 360, da TV Norte Paraíba, Walber Virgolino confirmou que, além da foto, houve uma reunião entre eles para iniciar um diálogo sobre o futuro político da cidade. Segundo o parlamentar, o foco do encontro foi discutir a possibilidade de construção de uma frente ampla com o objetivo de “tirar o grupo” ligado ao ex-prefeito Vitor Hugo (Avante) do comando da Prefeitura de Cabedelo.

“Ninguém se uniu a ninguém neste momento, ninguém é vice de ninguém e ninguém é candidato a nada. A gente está dialogando e sabemos que temos que tirar esse grupo que está posto aí na Prefeitura de Cabedelo. E, se preciso união for, conta com minha união”, afirmou Walber. Ele reforçou que não houve decisão concreta e que as conversas estão em fase inicial. “Nada ficou decidido. A gente apenas iniciou as primeiras conversas, aparamos algumas arestas e espero que tenhamos novas conversas. Passado o Natal teremos uma nova conversa para saber se há união ou não há”, completou.

O deputado também afirmou que irá consultar as lideranças do PL para avaliar a possibilidade de apresentar ou integrar uma candidatura no pleito suplementar. Na avaliação dele, a união de forças será fundamental para enfrentar o atual grupo político que administra o município. “Eles vão tentar todas as artimanhas, usar máquina pública para desequilibrar o pleito, mas acredito que o povo de Cabedelo, que já sentiu na pele o que é uma má gestão e muita mídia sem ações concretas, não vai cometer esse erro novamente”, declarou.

A presença de André Coutinho no encontro chama atenção porque ele teve o mandato de prefeito cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), junto com a vice-prefeita Camila Holanda (PP) e um vereador do município, por envolvimento com organizações criminosas. A decisão foi mantida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após recurso da defesa. Com a cassação, o então presidente da Câmara Municipal, Edvaldo Neto (Avante), assumiu a Prefeitura, mantendo vínculos políticos com o ex-prefeito Vitor Hugo.

Já Ricardo Barbosa, filiado ao PSB e integrante da base aliada do governador João Azevêdo, atualmente preside a Companhia Docas da Paraíba. Ex-deputado estadual, ele tem forte influência política na região metropolitana de João Pessoa e, embora demonstre interesse em disputar novamente uma vaga na Câmara Federal, também passou a ser citado como possível nome para a eleição suplementar em Cabedelo.

A aparição conjunta de Walber, André e Ricardo, mesmo sob o pretexto de uma mensagem natalina, contrasta com as trajetórias e disputas recentes entre eles — especialmente pelo fato de Walber ter sido adversário direto de André Coutinho no último pleito municipal. Por isso, o gesto e a confirmação das conversas iniciais reforçam as especulações sobre um rearranjo político visando a nova eleição, que será realizada no dia 12 de abril de 2026, com votação eletrônica e apuração pelo sistema da Justiça Eleitoral.

Redação D1

Gostou Compartilhe..