ASSISTÊNCIA: Usuários avaliam com 97,8% de satisfação o HUJB-UFCG

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) divulgou os resultados da Pesquisa de Satisfação dos Usuários (PSU) do Sistema Único de Saúde (SUS), realizada durante o ano de 2025 e coordenada pela Ouvidoria-Geral da Ebserh, com a participação das Ouvidorias dos Hospitais. O Hospital Universitário Júlio Bandeira, da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG) registrou o índice expressivo de 97,84% de satisfação geral dos pacientes atendidos.

Segundo a Pesquisa, 98,09% dos participantes indicam o HUJB-UFCG e a média da instituição foi de 9,34 (nota). Também foram contabilizadas médias específicas para os atendimentos em internação (9,56) e nos ambulatórios (9,37), além das categorias relacionadas à estrutura (9,34) e aos serviços de refeições (9,51), rouparia e limpeza (9,41), e segurança (9,18). Confira os resultados da PSU do HUJB-UFCG neste link.

A ouvidora do HUJB, Idelane da Silva, ressalta que o bom desempenho na PSU é fruto do esforço diário de todos os trabalhadores do HUJB, que se dedicam continuamente a oferecer um serviço público de qualidade, eficiente e humanizado à população usuária do SUS. “Cada resultado positivo representa o compromisso de nossos profissionais em fazer sempre o melhor para quem precisa do hospital”, disse.

A Pesquisa de Satisfação no HUJB é conduzida pela Ouvidoria do hospital, que, ao longo de todo o ano, desenvolve ações permanentes de incentivo à participação dos usuários, ao registro de elogios e ao reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos colaboradores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). “Essas iniciativas fortalecem o diálogo entre a instituição e a comunidade atendida, além de contribuírem para a construção de um ambiente cada vez mais acolhedor, participativo e eficiente”, acrescentou Idelane.

Dados da PSU sobre a Rede

A Ebserh também divulgou os dados nacionais que reúnem as respostas dos usuários SUS sobre os 45 Hospitais da Rede. Com 31.648, a Pesquisa registrou 92,5% de satisfação geral dos pacientes, média das instituições de 8,98 e o índice de que 97,6% dos participantes indicam os Hospitais. Outras médias foram: de atendimentos em internação (9,20) e nos ambulatórios (8,94), estrutura (8,58), serviço de refeições (9,01), rouparia e limpeza (8,97), e segurança (8,94).

O ouvidor-geral da Ebserh, Diego Rezende, destacou que a PSU fornece diagnósticos importantes para os Hospitais e suas respectivas áreas de gestão. Segundo ele, os resultados permitem “identificar pontos de melhoria nos serviços ofertados, possibilitando a promoção de ações coletivas e mudanças concretas na realidade institucional, além de viabilizar um espaço de escuta direta ao usuário para otimizar o protagonismo dos sujeitos numa dimensão de participação e de controle social”, declarou. Todas as edições da PSU podem ser acessadas aqui.

Elogios registrados

O HUJB também destacou-se nacionalmente ao figurar entre as 12 instituições públicas federais com o maior número de elogios registrados por meio dos canais de Ouvidoria. De acordo com a ouvidora do HUJB, os resultados obtidos em 2025 refletem diretamente o empenho coletivo dos trabalhadores do hospital. “As ações de incentivo aos elogios e à valorização dos profissionais são fundamentais para a melhoria do clima organizacional por promovem motivação, reconhecimento e engajamento das equipes”, frisou.

A ouvidora enfatizou que as campanhas de incentivo ao elogio, desenvolvidas ao longo de todo o ano, desempenham papel fundamental no fortalecimento da participação social. Essas ações conferem ampla visibilidade à Ouvidoria e contribuem para desmistificar a percepção de que o canal se destina exclusivamente ao recebimento de denúncias e reclamações. Nesse contexto, a Ouvidoria consolida-se também como um espaço de reconhecimento e valorização dos profissionais que se empenham diariamente na prestação de um serviço público de qualidade à população.

Sobre a Ebserh

O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

D1 com Secom/HUJB

Gostou Compartilhe..