O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou um inquérito civil para apurar a suposta prática de nepotismo no município de Borborema, no Agreste paraibano. A investigação envolve a nomeação de parentes de uma vereadora para cargos comissionados e contratos temporários no Poder Executivo municipal.
De acordo com a portaria de instauração do procedimento, as apurações apontam a nomeação de três parentes da vereadora Célia Rejane Cassiano Chaves: o irmão Agnelio Cassiano Chaves, o filho Jefferson Luis Cassiano de Sousa e o sobrinho Diogo Cassiano de Lima. Para o Ministério Público, o número expressivo de vínculos familiares ligados a uma única parlamentar levanta fortes indícios de influência política indevida
O órgão ministerial destaca que, mesmo quando as nomeações são formalmente realizadas pelo chefe do Poder Executivo, a prática pode configurar violação aos princípios da impessoalidade e da moralidade administrativa.
Parte da apuração inicial foi arquivada em relação a outros investigados, após o MP não identificar elementos suficientes que indicassem troca de favores ou interferência política. No entanto, quanto aos parentes da vereadora, o entendimento foi de que o caso exige aprofundamento das investigações.
Veja documento:
Foto: Divulgação/MPPB
D1 com Paraíba Já