Uma pesquisa realizada no Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), ficou entre os melhores trabalhos apresentados no 19º Congresso Brasileiro de Hansenologia, realizado no último mês de novembro. O trabalho “Desenvolvimento de Serious Game sobre Hanseníase para a Formação em Saúde: Uma Proposta de Tecnologia Cuidativo-Educacional” conquistou o segundo lugar na área Clínica e Terapêutica. O serious game é um jogo desenvolvido com um propósito educacional.
A pesquisa foi realizada no HUJB-UFCG entre agosto de 2024 e setembro de 2025, pela bolsista do Programa de Iniciação Tecnológica da Ebserh (PIT/Ebserh), Mariah Kemily Silva. O projeto vinculado ao curso de graduação em Enfermagem do Centro de Formação de Professores (CFP/UFCG), por meio do grupo de pesquisa Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde (Latics), foi orientado pelo professor Marcelo Costa Fernandes.
De acordo com o professor, a iniciativa fortalece a integração entre ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, com impacto direto na formação acadêmica e nas demandas reais dos serviços de saúde. “O percurso formativo e científico da bolsista evidencia o potencial do programa (PIT) para consolidar a articulação entre universidade, hospital universitário, pesquisa aplicada e inovação tecnológica”, disse o professor Marcelo.
Ele também ressaltou a contribuição fundamental do bolsista Antônio Ricart Jacinto de Oliveira Medeiros, responsável pela programação computacional do serious game. O estudante está vinculado ao projeto “Desenvolvimento, Validação e Avaliação de Tecnologias Cuidativo-Educacionais no Campo de Doenças Infectocontagiosas”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “O trabalho premiado está diretamente vinculado a esse projeto maior, demonstrando a consistência e a produtividade científica da linha de pesquisa desenvolvida pelo Latics”, disse Marcelo Fernandes.
Hansen Academy
Além do reconhecimento acadêmico, o serious game “Hansen Academy” se destaca pelo seu potencial de impacto social. Segundo o professor Marcelo Costa, essa ferramenta poderá contribuir para o aprimoramento dos saberes acerca da hanseníase de uma maneira leve e eficaz, promovendo melhorias na formação em saúde fundamentadas em evidências científicas, com vistas a um diagnóstico e tratamento oportunos e efetivos. Ele acrescentou que esse é um produto tecnológico com capacidade de apoiar a qualificação de estudantes e profissionais, fortalecendo ações de cuidado e educação permanente.
“Ao ofertar uma tecnologia cuidativo-educacional voltada à hanseníase, uma doença negligenciada na contemporaneidade, o Latics contribui para o enfrentamento de desafios históricos ainda presentes no país. Assim, esta iniciativa pode colaborar para a redução de indicadores epidemiológicos e para a transformação concreta da realidade de uma população que, muitas vezes, permanece relegada ao esquecimento”, enfatizou Marcelo Costa.
O game ainda é um protótipo e está passando pelo processo de validação da tecnologia. Para o professor, a premiação representa não apenas o reconhecimento de um trabalho de alta relevância acadêmica e social, mas também um marco para o CFP/UFCG, o HUJB e todos os pesquisadores e estudantes envolvidos. “Seguimos firmes no propósito de desenvolver tecnologias cuidativo-educacionais que fortaleçam a formação em saúde, a educação permanente de profissionais e o enfrentamento de doenças infectocontagiosas, com foco especial na hanseníase”, concluiu o professor.
Sobre a Ebserh
O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
D1 com Ascom/HUJB