Mais dois municípios paraibanos tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal em razão da estiagem que atinge o estado. As cidades de Arara e Catolé do Rocha passaram a integrar a lista após a publicação de portaria no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (4).
O reconhecimento federal confirma oficialmente os prejuízos provocados pela falta de chuvas, especialmente para a população rural, a agricultura familiar e o abastecimento de água. Com a medida, as prefeituras dos dois municípios ficam aptas a solicitar apoio financeiro da União para a execução de ações emergenciais de defesa civil.
Entre as medidas que podem ser custeadas com recursos federais estão a aquisição e distribuição de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários envolvidos nas ações emergenciais, além de kits de limpeza para residências, materiais de higiene pessoal e itens de dormitório, conforme a necessidade de cada localidade.
A estiagem prolongada tem impactado diversas regiões da Paraíba, agravando a escassez de água e comprometendo a produção agropecuária. Com os novos reconhecimentos, o estado passa a contabilizar, até o momento, 117 reconhecimentos federais vigentes por estiagem. Além disso, há ainda um reconhecimento em vigor relacionado a chuvas intensas.
O reconhecimento da situação de emergência é considerado fundamental para garantir resposta mais rápida do poder público e minimizar os danos causados à população, especialmente nas áreas mais vulneráveis afetadas pelos efeitos da seca prolongada.
D1 com Ascom/MIDR