Aprovado pela Câmara dos Deputados nesta terça-feira, 3, o Projeto de Lei nº 5.874/2025 prevê a extinção da lista tríplice para a escolha de reitores das universidades e institutos federais de ensino superior. A medida deve seguir ao Senado Federal e, após tramitação, para sanção presidencial.
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) celebrou a decisão. Em publicação, descreveu a aprovação do PL como um “avanço histórico em defesa da autonomia universitária, da democracia e do respeito à vontade das comunidades acadêmicas”.
“Eu quero, em nome das universidades, agradecer todas as lideranças nas quais fomos muito bem recebidos, que abraçaram e entenderam a importância desse PL. E a cada um de vocês que fazem parte dessa história, todas as diretorias do Andifes, todas as nossas comunidades universitárias”, afirmou o presidente da Andifes, o reitor José Geraldo Ticianeli.
PL relacionado ao fim da lista tríplice: reitor da UFC também celebrou decisão
O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Custódio Almeida, também elogiou a aprovação na Câmara. “Nossa instituição é um exemplo recente das universidades prejudicadas pela forma de nomeação até então vigente, na qual o presidente escolhia os dirigentes a partir da composição de uma lista com três indicados”, comentou.
A afirmação faz referência ao período em que o ex-presidente Jair Bolsonaro nomeou o candidato menos votado e o último na lista tríplice como reitor da instituição de ensino. A decisão pelo professor e advogado Cândido Albuquerque foi criticada pelos estudantes.
A partir do novo Projeto de Lei, que incorpora o texto do PL 2699/2011, a eleição e a definição do peso do voto ficará a cargo de colegiados especificamente apontados, preservando a autonomia das universidades.
“Parabéns às universidades e institutos federais de todo o Brasil. Que jamais se contrarie novamente a vontade soberana das comunidades universitárias”, comemorou Custódio Almeida em publicação.
Foto: Fernanda Barros/O Povo
D1 com O Povo