As obras do Centro Oncológico de Cajazeiras seguem dentro do cronograma e a expectativa é de que a unidade seja inaugurada até o mês de agosto deste ano, possivelmente durante as comemorações do aniversário da cidade, no dia 22. A previsão foi reforçada durante visita técnica realizada nesta sexta-feira (6) pelo presidente da Fundação Napoleão Laureano, Marcelo Lucena, e pelo diretor-geral do Hospital Napoleão Laureano, Dr. Marcílio Cartaxo, em conversa com a reportagem do portal Difusora 1.
Durante a vistoria, Marcelo Lucena destacou a importância estratégica do empreendimento para Cajazeiras e para toda a região sertaneja, ressaltando o impacto positivo que a nova unidade trará ao tratamento oncológico no interior do estado. “Estamos com uma expectativa muito grande. Lá de João Pessoa a gente tem acompanhado sempre o andamento da obra e a expectativa é enorme. Nós sabemos da importância desse empreendimento aqui para a cidade de Cajazeiras e os municípios circunvizinhos”, afirmou.
Segundo ele, a obra apresenta avanço satisfatório e segue dentro do prazo estabelecido. “Estamos aqui hoje para vistoriar a obra, ela está satisfatória, está dentro do cronograma, e estamos na expectativa de que, quem sabe, até agosto aconteça a inauguração”, disse Marcelo Lucena, acrescentando que a Fundação já iniciou medidas essenciais para a fase final do projeto.
Um dos passos mais importantes, de acordo com o presidente da Fundação Napoleão Laureano, é a abertura do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da unidade hospitalar de Cajazeiras, que deve ocorrer já na próxima semana. “Já determinei a abertura do CNPJ do hospital porque vamos precisar de toda a ajuda da população, dos políticos e dos empresários, especialmente agora na etapa de mobiliar e equipar o hospital, para que a gente inaugure já em pleno funcionamento”, explicou.
Marcelo também ressaltou a preocupação com a transparência e o correto uso dos recursos públicos e privados. “Há duas semanas fizemos uma reunião com o conselho da Fundação, já houve autorização para abertura do CNPJ. Isso é o pontapé para contratação, abertura de conta bancária e legalização. Temos muito cuidado com a coisa pública e com os recursos, por isso toda essa parte jurídica está sendo feita com responsabilidade e transparência”, reforçou.
Ouça Marcelo Lucena, presidente da Fundação Napoleão Laureano:
O diretor-geral do Hospital Napoleão Laureano, Dr. Marcílio Cartaxo, também demonstrou otimismo quanto à entrega da obra e destacou o caráter histórico do projeto. “Isso é uma obra importantíssima. Acredito que daqui para o dia da cidade, 22 de agosto, a gente esteja inaugurando. Esse foi um sonho realizado ainda na gestão do prefeito Zé Aldemir”, afirmou.
Dr. Marcílio fez questão de destacar o papel fundamental das empresárias Ana Goldfarb e Sheyla Lacerda, reitoras do Centro Universitário Santa Maria, responsáveis pelo financiamento da obra. Segundo ele, a parceria tem sido decisiva para transformar o projeto em realidade. “Com o apoio das reitoras Ana Goldfarb e Sheyla Lacerda, está sendo possível a edificação desse empreendimento, que representa um grande avanço para a saúde da nossa região”, disse.
Ele também reconheceu a contribuição de outras lideranças envolvidas na idealização do centro. “Contamos ainda com a grande ajuda e incentivo de Jota França, que foi um dos idealizadores e fez com que hoje isso aqui estivesse nessa realidade”, acrescentou.
Para o diretor-geral, o impacto do Centro Oncológico de Cajazeiras será direto na qualidade de vida dos pacientes. “Cajazeiras vai ter um centro oncológico que vai minimizar o sofrimento dos pacientes, evitando o deslocamento para João Pessoa. Isso é um avanço enorme na medicina e um equipamento de saúde que Cajazeiras não poderia deixar de ter”, destacou.
Ouça Dr. Marcílio Cartaxo, diretor-geral do Hospital Napoleão Laureano:
A visita às obras também contou com a presença da vice-prefeita Cristiane Araújo e do ex-prefeito Zé Aldemir, que acompanharam de perto o andamento do projeto e reforçaram o apoio institucional à iniciativa.
Com a obra em fase avançada e os trâmites administrativos em andamento, a expectativa é que o Centro Oncológico de Cajazeiras se torne, em breve, uma referência no atendimento ao câncer em todo o Alto Sertão paraibano, fortalecendo a saúde pública e reduzindo o sofrimento de centenas de pacientes da região.
Redação D1