O Governo do Estado sancionou a lei do deputado estadual Luciano Cartaxo que cria o Programa de Conscientização sobre o Transtorno de Personalidade Borderline (TPL) na Paraíba. A iniciativa visa ampliar informações sobre o transtorno, incentivar o diagnóstico precoce, o tratamento adequado e combater o preconceito e a desinformação.
O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) é um transtorno mental que causa emoções intensas, impulsividade, medo de abandono e relações instáveis, mas pode ser controlado com acompanhamento psicológico e, se necessário, médico.
A legislação prevê campanhas educativas, apoio a familiares e cuidadores e capacitação de profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social. As ações poderão ocorrer em parceria com instituições públicas e privadas, universidades e organizações da sociedade civil, incluindo palestras, seminários, oficinas, materiais informativos e mobilizações digitais, com destaque para o mês de maio, dentro da campanha Maio Roxo de Conscientização sobre Saúde Mental.
Para Luciano Cartaxo, a sanção reforça o compromisso com a saúde mental. “A saúde mental precisa ser tratada com seriedade, informação e políticas públicas efetivas. Nosso objetivo é garantir mais conhecimento, acolhimento e dignidade para quem convive com o Transtorno de Personalidade Borderline e para suas famílias”, afirmou.
Difusora1 com informações do RepórterPB