O Palácio do Planalto orientou ministros do governo a não participarem do desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que prestará homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A recomendação é que os auxiliares que desejarem assistir ao evento acompanhem o presidente no camarote do Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Também foi determinado que ministros não utilizem aeronaves da Força Aérea Brasileira, devendo custear as próprias despesas caso participem do evento.
A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, deve desfilar em um dos carros alegóricos da escola. Segundo a equipe jurídica do governo, não há impedimento para sua participação por ela não ocupar cargo público. A orientação do Planalto ocorreu após críticas de políticos da oposição, que apontaram possível promoção pessoal, campanha eleitoral antecipada e uso indevido de recursos públicos, além de questionarem o patrocínio governamental às escolas de samba.
Nesta quinta-feira (12), o Tribunal Superior Eleitoral rejeitou, por unanimidade, ação do Partido Novo que tentava barrar o desfile. A presidente da Corte, Cármen Lúcia, afirmou que não é possível reconhecer abuso de poder antes de eventual candidatura, mas ressaltou que o Carnaval não pode ser “fresta para ilícito eleitoral”. A Acadêmicos de Niterói, promovida ao Grupo Especial, será a primeira escola a desfilar no domingo (15), com início previsto para as 22h.
Difusora1 com informações do Portal Correio