A Energisa abriu inscrições para testar na Paraíba o Plano Pré-pago, novo modelo de pagamento da conta de energia que permite ao consumidor comprar créditos de energia conforme a necessidade, semelhante aos sistemas de telefonia pré-paga. O projeto, autorizado pela Aneel, será testado por até 12 meses em consumidores de 36 cidades de São Paulo, Paraíba e Tocantins. No estado, até mil clientes poderão participar em municípios como João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Patos, Sousa, Cajazeiras, Bayeux e Cabedelo.
Para aderir, é necessário instalar um medidor especial, sem custo para o consumidor. As inscrições seguem abertas até maio pelo aplicativo Energisa ON ou pelo site da empresa. Podem participar clientes residenciais que não estejam na Tarifa Social, não tenham cobranças adicionais na fatura e não utilizem geração distribuída, como energia solar compartilhada. O valor das recargas varia de R$ 30 a R$ 500, permitindo acompanhar o consumo em tempo real e fazer novas recargas sempre que necessário.
Segundo o diretor de Assuntos Regulatórios e Estratégia da Energisa, Rodrigo Santana, “O Pré-pago é um modelo amplamente conhecido pelo consumidor brasileiro, que possibilita controlar a conta de energia, acompanhando o consumo em tempo real e adicionando créditos conforme a necessidade.” O sistema também oferece avisos quando os créditos estiverem acabando, crédito emergencial para evitar interrupção no fornecimento e permite que clientes com débitos utilizem 10% do valor das recargas para amortizar dívidas anteriores.
Difusora1 com informações da Paraíba Online