O município de Sousa, localizado no sertão da Paraíba, foi escolhido entre 77 iniciativas de todo o Brasil para integrar o Projeto ESPIE – Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências (PIE) no Sistema Único de Saúde (SUS). A seleção é parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), uma ação do Ministério da Saúde em colaboração com o Hospital Sírio-Libanês.
Nessa semana, o Secretário de Saúde de Sousa, Sauly Gomes, acompanhado da diretora de Atenção Básica, Klebiana Gomes, e da enfermeira Ayslanna de Andrade, da Estratégia Saúde da Família (ESF) Alto Capanema, recebeu em seu gabinete Ana Lúcia Marques, representante do Hospital Sírio-Libanês e facilitadora do Projeto ESPIE. O objetivo do encontro foi alinhar as estratégias que irão fortalecer a implementação das Políticas Informadas por Evidências no município, com foco em capacitação de profissionais e melhoria da gestão da saúde pública local.
Sauly Gomes destacou a relevância da participação de Sousa no projeto, ressaltando que a iniciativa será um marco no aprimoramento da gestão e na qualificação do serviço de saúde. “O Projeto ESPIE representa um avanço significativo para a saúde pública do nosso município. Ele não só vai fortalecer a gestão do SUS, mas também vai promover a capacitação contínua dos nossos profissionais de saúde, com o objetivo de oferecer um atendimento mais eficiente e de qualidade à população”, afirmou o secretário.
Ao final do encontro, Sauly Gomes reiterou o compromisso do município em contribuir ativamente para o sucesso do projeto, destacando que Sousa está empenhada em adotar as melhores práticas no sistema de saúde, sempre pautadas por evidências científicas.
O Projeto ESPIE visa melhorar a tomada de decisões e a implementação de políticas públicas em saúde, com base em dados e evidências científicas, buscando promover um SUS mais eficiente e adequado às necessidades da população. A inclusão de Sousa nesse processo é uma importante etapa para consolidar o modelo de gestão de saúde pública orientado por evidências.