O bilionário Elon Musk, escolhido por Donald Trump para chefiar o Departamento de Eficiência Governamental dos EUA, prometeu “máxima transparência” em sua atuação. Musk comandará o órgão ao lado do empresário Vivek Ramaswamy, conforme anúncio feito por Trump nesta terça-feira (12).¹
Musk afirmou que o departamento terá um ranking sobre os “gastos mais absurdos” de impostos, o que ele considera “extremamente trágico e divertido”. Além disso, o bilionário destacou a importância de tornar o governo eficiente para evitar a falência da América. “É disso que se trata. Gostaria de estar errado, mas é a pura verdade”, explicou.
O Departamento de Eficiência Governamental visa desmantelar a burocracia governamental, cortar regulamentações excessivas e reestruturar agências federais. Musk e Ramaswamy devem concluir seus trabalhos até 4 de julho de 2026, quando os EUA comemorarão 250 anos de independência.
A nomeação de Musk gerou controvérsia devido aos contratos bilionários de suas empresas, como SpaceX e Tesla, com o governo americano. Críticos afirmam que isso pode criar um conflito de interesses. No entanto, Trump confia que Musk e Ramaswamy farão mudanças significativas na burocracia federal.
Redação