A ideologia que realmente incentiva o ódio fez mais uma vítima fatal

No contexto do Conselho Nacional de Justiça, a expressão ‘maturidade tecnológica’ está ligada ao nível de evolução, integração e eficiência do uso da tecnologia da informação e comunicação (TIC) dentro do Poder Judiciário. Neste cenário, o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) deu um salto gigantesco e, este ano, atingiu a maior pontuação de todos os tempos do Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD) 2025, que mede essa maturidade.

Com nota 94,23, o TJPB ficou na 19ª posição entre os 92 tribunais de todo o país. Quando se trata apenas de tribunais estaduais considerados de pequeno porte, a colocação do Judiciário paraibano sobe para o 5ª lugar entre os 37 avaliados. Os resultados foram divulgados na quarta-feira (10) pelo CNJ.

-
Desembargador Fred Coutinho

“Demos um grande salto saindo da 42ª posição para a 19ª. Isso representa um trabalho árduo, mas feito com muito afinco e dedicação da equipe, porque nada se faz sozinho, tudo deve ser feito em coletivo. Esse resultado é o fruto colhido de uma semente de trabalho. Vamos continuar trabalhando, buscando cada vez mais eficiência e isso o Tribunal de Justiça da Paraíba tem feito no setor de tecnologia da informação”, destacou o presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho.

O juiz auxiliar da vice-presidência do TJPB, Max Nunes, ressalta que o resultado é o reflexo de eficiência e transparência na prestação jurisdicional. “Estar entre os cinco primeiros Tribunais de Justiça Estaduais do Brasil demonstra que a nossa Corte está atenta às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça e empenhada em oferecer à sociedade serviços cada vez mais digitais, acessíveis e seguros. Esse reconhecimento reforça o papel da tecnologia como instrumento de eficiência e transparência na prestação jurisdicional, consolidando o TJPB como referência nacional em governança de TIC”, acrescentou.

Foto de Daniel Melo
Daniel Melo, diretor da Ditec

“É com grande satisfação que celebramos a conquista do nível de excelência no iGovTIC-JUD. O CNJ faz uma avaliação 360º da área de tecnologia, contemplando governança, gestão, infraestrutura e inovação. A pontuação alcançada demonstra que estamos no caminho certo em nossa jornada de transformação digital. Registro meus parabéns e reconhecimento a toda a equipe de tecnologia do TJPB”, afirmou o diretor de Tecnologia da Informação (Ditec-TJPB), Daniel Melo.

-
Anderson Ribeiro

Anderson Ribeiro, coordenador de governança de TI da Ditec,  explicou que o CNJ já se preocupa com a adoção, nivelamento e colaboração das melhores práticas de TI no âmbito do Poder Judiciário Nacional há mais de uma década. “Isso se fundamenta principalmente porque a prestação jurisdicional é realizada por meio do avanço tecnológico com o advento do processo judicial eletrônico e toda a infraestrutura de TI que suporta e disponibiliza esses serviços. A área de TI está em constante convergência para a efetivação da justiça”, concluiu.

iGovTIC-JUD – É uma ferramenta essencial de avaliação do CNJ, criada para medir a maturidade da gestão de tecnologia da informação e comunicação (TIC) nos tribunais brasileiros. Ele analisa critérios rigorosos como governança, gestão, infraestrutura e segurança da informação, incentivando a melhoria contínua e a adoção de boas práticas que garantem a eficiência e a modernização do Judiciário. O resultado positivo no índice reflete o compromisso de um tribunal com a excelência, a transparência e a inovação.

Inovações 2025 – Em 2025, a avaliação do iGovTIC-JUD foi realizada por meio exclusivo do Serviço de Monitoramento de Atos do CNJ (Integra) e incluiu a exigência de evidências mais estruturadas para envio de dados, tornando o processo mais rigoroso e transparente. 

O Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC do Poder Judiciário serve como uma ferramenta essencial para que os órgãos avaliem suas capacidades tecnológicas, identifiquem pontos fortes e fragilidades, e planejem estrategicamente investimentos e melhorias. 

D1 com Ascom/TJPB

Gostou Compartilhe..