Dados recentes do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho revelam um aumento alarmante de 60% nos acidentes de trabalho na Paraíba. Em 2024, foram registradas 6.490 ocorrências graves no estado, contra 4.066 em 2022 — uma média de 18 acidentes por dia, somente entre trabalhadores com carteira assinada. João Pessoa e Campina Grande concentram os maiores números.
O procurador do Trabalho, Raulino Maracajá, alertou para a subnotificação de casos, especialmente entre informais, e destacou a importância da prevenção como investimento, e não custo, para empresas. “Esses dados são de guerra”, frisou.
Como parte do movimento Abril Verde 2025, voltado à conscientização sobre saúde e segurança no ambiente laboral, o MPT realiza nesta quinta-feira (24) uma audiência pública em Campina Grande, além de ações como o Cinema Verde, em Cabaceiras, e a 1ª Cavalgada Verde, em Boa Vista, voltada a trabalhadores do campo.
Outro dado preocupante é o crescimento de 109% nos afastamentos por transtornos mentais no estado, segundo registros do INSS. Os casos mais comuns são reações ao estresse, ansiedade e episódios depressivos. O procurador Marcos Antonio Ferreira Almeida chamou atenção para a relação entre o modelo organizacional das empresas e o adoecimento psíquico dos trabalhadores, destacando a urgência de mudanças estruturais nas rotinas laborais.
Redação D1