Açudes que fornecem água a Cajazeiras estão com apenas 20% da capacidade total

Os dois açudes responsáveis pelo abastecimento de água potável em Cajazeiras enfrentam níveis críticos, com pouco mais de 20% de sua capacidade total. De acordo com dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), divulgados nesta sexta-feira (31), o sistema formado pelos açudes Engenheiro Avidos, Boqueirão de Piranhas e Lagoa do Arroz acumula 85,8 milhões de metros cúbicos, o que corresponde a cerca de 23% do volume total possível.

Cada reservatório está sendo monitorado de perto pela AESA, que classificou a situação como “em observação”, uma condição aplicada a açudes com volumes entre 20,1% e 50% de sua capacidade. O maior dos reservatórios, o Açude Boqueirão de Piranhas, possui apenas 65,3 milhões de metros cúbicos, ou seja, 22,23% de sua capacidade total. Já o Açude Lagoa do Arroz, na região da Serragem, armazena 20,5 milhões de metros cúbicos, o que equivale a 25,44% de sua capacidade.

Esse cenário preocupa as autoridades e exige um uso consciente da água por parte da população, já que a continuidade da queda nos níveis pode resultar em restrições mais severas no abastecimento, caso não haja uma recuperação substancial durante o próximo período de chuvas.

D1 com informações do Coisas de Cajazeiras

Gostou Compartilhe..