Aluna de Cajazeiras está entre 10 vencedores do desafio de redação da rede estadual da Paraíba

A aluna Jordânia Borges da Silva , da ECI Professor Crispim Coelho, em Cajazeiras, venceu o concurso de redação “Desafio Nota 1000 de Educação Fiscal”, da rede estadual da Paraíba. Será realizada, nesta terça-feira (4), às 15h, no auditório da Codata, localizado no Centro Administrativo do Estado, em João Pessoa, a cerimônia de premiação dos 10 estudantes vencedores da edição 2025, que teve como foco a educação fiscal.

O evento contará com a presença do secretário de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB), Marialvo Laureano, e do secretário executivo de Gestão Pedagógica da Educação do Estado, José Edilson de Amorim.

Crescimento nas inscrições

Em sua 2ª edição, o concurso teve como tema “Jogos on-line e responsabilidade social: a arrecadação em prol das políticas públicas” e recebeu 7.649 redações de estudantes da rede pública estadual — um aumento de 46,78% em relação ao ano anterior. A competição abrangeu 211 municípios paraibanos.

A premiação foi dividida em dois grupos: Ampla Concorrência e Ações Afirmativas, com cinco vencedores em cada categoria.

Premiação em dinheiro

Cada estudante vencedor receberá R$ 2 mil, totalizando R$ 20 mil em prêmios. O concurso é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB), a Secretaria de Estado da Educação (SEE) e a LOTEP-PB.

Escolas de nove cidades

Os premiados são alunos de escolas da rede estadual localizadas nas cidades de Salgado São Félix, Cajazeiras, Areia, Assunção, Nova Olinda, João Pessoa, Campina Grande, Baía da Traição e Cajazeirinhas.

Vencedores da Ampla Concorrência

1º lugar: Wagner Pereira da Silva – ECIT Ana Ribeiro (Salgado São Félix)
2º lugar: Jordânia Borges da Silva – ECI Professor Crispim Coelho (Cajazeiras)
3º lugar: Tayná da Silva Souza – Escola Estadual Carlota Barreira (Areia)
4º lugar: Maria Fernanda Martiniano Silva – ECI João Rogério Dias Toledo (Assunção)
5º lugar: João Victor Santos de Souza – ECI João Leite Neto (Nova Olinda)

Vencedores do Grupo de Ações Afirmativas

Pessoas Transexuais: Luísa Victória da Silva Lima – ECI Senador Humberto Lucena (Campina Grande)
Povos Indígenas: Natanael Arenauto Galdino dos Santos – Escola Indígena Pedro Poti (Baía da Traição)
Povos Quilombolas: Ana Beatriz Landim de Farias – ECI Maria Soledade Assis Freitas (Cajazeirinhas)
Negros (pardo/preto): Maria Eduarda Farias da Cruz – ECI Irmã Joaquina Sampaio (Campina Grande)
Pessoas com Deficiência: Sabrina Evilly da Silva Ferreira – CEEEA Sesquicentenário (João Pessoa)

Os cinco vencedores do grupo de Ações Afirmativas ficaram em primeiro lugar em suas respectivas categorias.

Concurso superou expectativas

De acordo com Vanedja Cândido Barbosa, gerente Operacional de Educação Fiscal da SEFAZ-PB, “os resultados do Desafio Nota 1000 de Educação Fiscal em 2025 superaram todas as expectativas. Recebemos 7.649 redações em apenas oito dias de inscrição, um crescimento de quase 50% sobre 2024. No ano passado, havíamos comemorado a marca já impressionante de 5.211 redações, pois Educação Fiscal é um tema que muitas pessoas consideram árido e, mesmo assim, os alunos se empenharam em se inteirar sobre esse tema e descobrir que esse é um assunto fascinante, de importância fundamental para toda a sociedade, o que inclui a eles mesmos,” comentou.

Difusora1 com informações da SEFAZ PB

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