A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) promulgou a Resolução nº 2.530, de 22 de outubro de 2025, concedendo a Medalha de Honra ao Mérito da Música, da Poesia Sertaneja e do Folclore Alfredo Ricardo do Nascimento – Zé do Norte ao cajazeirense Elinaldo Menezes Braga, conhecido artisticamente como Naldinho Braga. A homenagem, de autoria do deputado Chico Mendes, reconhece a trajetória do artista como cantor, compositor e pesquisador cultural.
Professor do Curso de Letras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no campus de Cajazeiras, Naldinho Braga também coordena o Núcleo de Extensão Cultural (NEC) da instituição. Sua carreira musical teve início nos anos 1990, com a banda de rock Conspiração Apocalipse, e se expandiu para projetos que valorizam a cultura popular nordestina, como a Banda de Pífanos Banda Avuô, criada em 2015, o grupo infantil Meu Quintal e a banda Tocaia.
Além de sua produção musical, que inclui os discos “Todos do Mesmo Lado” (2009) e “Girando Mundos” (2015), Naldinho Braga também se destaca na literatura, sendo autor de obras como “Que Bicho é Você?” e “Celebrações da Vida”.
Membro fundador da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (ACAL), o artista desenvolve projetos de incentivo à leitura em escolas públicas e atua na preservação das tradições culturais da Paraíba. A concessão da medalha simboliza o reconhecimento de sua contribuição para a difusão da arte e da identidade cultural sertaneja.
D1 com informações do Coisas de Cajazeiras