Brasil é segundo país que mais cresceu no turismo internacional

A entrada de turistas internacionais no Brasil cresceu 48% no primeiro trimestre de 2025 em relação ao mesmo período de 2024, segundo dados divulgados pela Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas nesta segunda-feira (14). Com o desempenho, o Brasil ocupa a segunda posição no ranking mundial de melhor performance, atrás apenas do Paraguai.

“A posição do Brasil no ranking da ONU Turismo só reforça o excelente momento que estamos vivendo no turismo no nosso país. O crescimento apresentado é expressivo e mostra que o trabalho qualificado que estamos realizando em todas as regiões do país está trazendo o resultado esperado”

Celso Sabino
Ministro do Turismo

O Brasil recebeu mais de 5,3 milhões de visitantes estrangeiros entre janeiro e junho deste ano. Trata-se de um crescimento também na casa de 48% ante igual período do ano passado e o melhor resultado da série histórica no primeiro semestre.

Esse resultado representa 77,3% da meta prevista no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027 para 2025, que projeta a entrada de 6,9 milhões de viajantes internacionais. Se o ritmo for mantido, o país poderá ultrapassar, já neste ano, a previsão de 8,1 milhões de turistas estrangeiros estabelecida para 2027.

“A posição do Brasil no ranking da ONU Turismo só reforça o excelente momento que estamos vivendo no turismo no nosso país. O crescimento apresentado é expressivo e mostra que o trabalho qualificado que estamos realizando em todas as regiões do país está trazendo o resultado esperado”, ressaltou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

RECORDE — Em 2024, o Brasil alcançou um recorde na chegada de turistas internacionais, quando 6.773.619 viajantes escolheram destinos nacionais para viagens a lazer ou negócios. O número superou o marco histórico de 2018, de 6.621.376 estrangeiros, até então a maior marca da série histórica, iniciada em 1970.

“Estamos crescendo muito além da média mundial e isso é resultado de um contínuo trabalho de promoção internacional do Brasil. Estamos na moda, quebrando recorde atrás de recorde, e promovendo desenvolvimento social através do turismo, que gera emprego e renda em nosso país. É bom para quem nos visita e também para quem vive aqui”, destacou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

PLANO — O desempenho do turismo internacional no país reforça a estratégia do “Plano Brasis”, o Plano Internacional de Marketing do Turismo do Brasil. O documento, elaborado pelo Ministério do Turismo em parceria com a Embratur, busca consolidar destinos brasileiros nos mercados globais estratégicos e reposicionar a imagem do Brasil no exterior, valorizando a diversidade cultural, natural e a sustentabilidade do turismo brasileiro.

Os objetivos do “Plano Brasis” incluem o aumento do número de visitantes internacionais no país, a elevação da receita gerada a partir do turismo receptivo e a distribuição equilibrada do fluxo turístico no território nacional, entre outros.

Ranking de crescimento do Turismo Internacional (ONU Turismo)

  1. Paraguai (53%)
  2. Brasil (48%)
  3. Chile (48%)
  4. Gâmbia (46%)
  5. Israel (31%)
  6. Vietnã (30%)
  7. Japão (23%)
  8. Macedônia do Norte (22%)
  9. Marrocos (22%)
  10. Egito (21%)
  11. Lituânia (21%)
  12. Palau (20%)
  13. Mongólia (19%)
  14. Malta (19%)
  15. Equador (17%)
  16. Curaçao (17%)
  17. Letônia (16%)
  18. Finlândia (15%)
  19. Irã (14%)
  20. Coreia do Sul (14%)

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

D1 com SECOM/GF

Gostou Compartilhe..